Assédio moral e saúde

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
Assédio moral e saúde

O que assusta no Brasil é que existem muitos casos de assédio nas grandes corporações. A humilhação repetitiva e de longa duração interfere na vida dos trabalhadores de modo direto, comprometendo sua identidade, dignidade e relações afetivas e sociais, ocasionando graves danos à saúde física e mental, que podem evoluir para incapacidade de trabalho, desemprego ou mesmo a morte. Muitas vezes, os trabalhadores doentes são responsabilizados pela queda da produção, acidentes e doenças, desqualificação profissional e conseqüente desemprego. Com medo, escondem suas queixas e evitam, simultaneamente, serem humilhados e demitidos. Muitas vezes preferem ir aos médicos nos finais de semana ou nas férias para não mostrar que estão doentes. As mulheres são mais humilhadas e expressam sua indignação com choro, tristeza, ressentimentos e mágoas, estranhando o ambiente que identificavam como seu. Os homens sentem-se revoltados, indignados, desonrados, com raiva, traídos e com vontade de vingar-se. Sentem-se envergonhados diante da mulher e dos filhos, sobressaindo o sentimento de inutilidade, fracasso e baixa auto-estima. Isolam-se da família, evitam contar o acontecido aos amigos e passam a vivenciar sentimentos de revolta e fracasso. Passam a conviver com depressão, palpitações, tremores, distúrbios do sono, hipertensão, distúrbios digestivos, dores generalizadas, alteração da libido e pensamentos ou tentativas de suicídios que configuram um cotidiano sofrido. É este sofrimento imposto nas relações de trabalho que revela o adoecer. >> Legislação Vários municípios e estados têm leis sobre assédio moral. Entre eles São Paulo, Natal, Guarulhos, Iracemápolis, Bauru, Jaboticabal, Cascavel, Sidrolândia, Reserva do Iguaçu, Guararema, Campinas, entre outros. Nos estado temos em São Paulo, que promulgou a lei nº 12.250, em 9 de fevereiro de 2006 e no Rio de Janeiro, que, desde maio de 2002, condena esta prática. Existem projetos em tramitação no Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraná, Bahia, entre outros. No âmbito federal, há propostas de alteração do Código Penal e outros projetos de lei. ** >> Você é vítima de assédio no seu local de trabalho? Faça sua denúncia através da nossa seção "Fale Conosco", ou para um diretor do sindicato. ASSÉDIO É CRIME!

Fonte c
Postado por em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: (13) 3202 1670

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!