Assédio
Bancários (as), vamos combater abusos dos bancos com denúncias e provas
Todos devem se solidarizar com os colegas, começarem a produzir provas de explorações, assédios e denunciar ao seu Sindicato dos Bancários de Santos e Região. Fortaleça essa luta!
Os abusos contra as leis trabalhistas, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), aos direitos humanos e outros de cunho profissional e pessoal têm sido uma constante nos ambientes de trabalho e fora deles também, por parte dos bancos e alguns gestores mal preparados. Tudo isso tornou-se mais acentuado com a reforma trabalhista implementada no governo de Michel Temer e com os ataques aos trabalhadores pelo atual governo de Bolsonaro.
A categoria bancária vem sofrendo muito com tudo isso, vários bancários e bancárias estão doentes, alguns conseguiram se afastar, mas muita gente está trabalhando com a saúde psicológica afetada. Por isso, todos mesmo devem se solidarizar com os colegas e começarem a produzir provas destas explorações e denunciar ao Sindicato dos Bancários de Santos e Região.
Como fazer?
Hoje em dia, os celulares, e-mails, messenger, whatsapp e outras redes sociais são muito utilizadas na vida profissional, certo? Então por exemplo uma ordem descabida, abusiva ou fora do horário da jornada deve ser copiada com um “print” da tela do celular no caso do whatsapp, por exemplo, uma das ferramentas mais utilizadas.
Print?
O print nada mais é do que um recurso utilizado para capturar a imagem do que está aparecendo na tela do celular.
Grave conversas no celular
Mas também se o gestor estiver lendo isso e entrar em contato pelo telefone existem aplicativos (Apps) que baixados no celular pela loja de aplicativos (“Play Store”no Android e "App Store" no para iPhone, iPad e Apple) gravam conversas automaticamente. Conversas presenciais podem ser gravadas pelo celular também com o aplicativo próprio do aparelho ou baixado.
E-mails
No caso de e-mails é só guardar, enviar e imprimir.
Solidariedade
Denuncie caso seu colega esteja sendo maltratado ou explorado. Ter um amigo perto da cena de assédio moral também é importante, como a solidariedade.
Como denunciar ao Sindicato?
Por fim, denunciem, produzam provas e enviem para os diretores, pelo e-mail: santosbancarios@uol.com.br, ou pelo whatsapp do sindicato: (13) 99209.2964 ou ainda ligue para a secretaria para mais informações: (13) 3202.1670.
Sindicalize-se para fortalecer a sua defesa. O Sindicato somos todos nós!
Sonho que se sonha só
É só um sonho que se sonha só
Mas sonho que se sonha junto é realidade
(Raul Seixas)
Escrito por: Gustavo Mesquita
Fonte Comunicação do SEEB de Santos e Região
Postado por Gustavo Mesquita em Notícias