Vitória na crise
Bancários conquistam vitória diante da conjuntura
Diante de todo esse cenário pandêmico com 80% das categorias fechando acordos abaixo da inflação e perdendo direitos, com o aval do governo, e depois de 14 rodadas de negociação muito difíceis, com tentativas de retrocessos em cláusulas históricas da CCT por parte da Fenaban, consideramos que esta proposta, arrancada dos bancos com a força da categoria, é positiva!
Fenaban propõe 1,5% de reajuste e 2 mil de abono
Fenaban propôs reajuste de 1,5% para salários, com abono de R$ 2 mil. E ainda a reposição da inflação (estimada em 2,74% no período) para demais verbas, como vales alimentação e refeição e auxílio-creche/babá. Para 2021, reposição do INPC acumulado na data base e aumento acima da inflação de 0,5% para salários e demais verbas como VA e VR, assim como para os valores fixos e tetos da PLR Fenaban. Portanto, com validade de dois anos.
BB recua: serão três ciclos de avaliação e PLR atual
Caixa: PLR Social, Saúde Caixa e todos os direitos do ACT
Temos de levar em consideração a conjuntura de pandemia de Covid-19, que impactou não somente na economia, com 80% dos acordos trabalhistas fechados em agosto abaixo do INPC, mas também na nossa organização, uma vez que mais de metade da categoria bancária encontra-se em home office, uma vitória do movimento sindical para garantir segurança aos trabalhadores diante do coronavírus, mas que resulta em dificuldades para a mobilização. Outro ponto que deve ser considerado é a conjuntura difícil para os trabalhadores, com o governo federal pegando carona na pandemia para avançar mais rapidamente na retirada de direitos trabalhistas. E o fim da ultratividade, que faz com que nossa CCT perca a validade em 31 de agosto caso o acordo não seja renovado, outro ataque aos trabalhadores nesse contexto adverso iniciado com o governo Temer, com a Reforma Trabalhista.
Diante de todo esse cenário, e depois de 14 rodadas de negociação muito difíceis, com tentativas de retrocessos em cláusulas históricas da CCT por parte da Fenaban, consideramos que esta proposta, arrancada dos bancos com a força da categoria, é positiva!
Fonte Comunicação do SEEB de Santos e Região e SEEB de SP
Postado por Gustavo Mesquita em Notícias
Atualizado em: 29 de agosto de 2020