Três ciclos continuam

Bancários do BB aprovam proposta nacionalmente

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
Bancários do BB aprovam proposta nacionalmente

A derrota da diminuição dos ciclos avaliatórios (GDP) e a construção de uma cláusula para o teletrabalho foram algumas conquistas. PLR será paga dia 5, conforme a direção do BB

Os funcionários derrotaram a intenção do banco em reduzir os atuais três ciclos avaliatórios para descomissionamento a apenas um; construíram uma boa cláusula de teletrabalho, com ajuda de custo, controle de jornada, e o compromisso do BB em debater a ampliação do home office; a revisão da PIP, na Previ; o combate ao assédio; a criação de mesas permanentes para debater temas de interesse do funcionalismo.

 

Reajustes 

Para 2022:

Aumento de 10% em vales alimentação (VA) e refeição (VR), mais uma 14ª cesta alimentação de R$ 1.000,00 (paga até outubro);
 

Reajuste de 13% para a parcela adicional da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e de 8% para os demais valores fixos;
 

Reajuste de 8% nos salários e em todas as demais verbas previstas na CCT, como o auxílio-creche/babá (o reajuste corresponde a 91% da inflação projetada para a data-base dos bancários, que é de 8,83%).
 

Para 2023:

Reposição da inflação (INPC), mais aumento real de 0,5% para salários, PLR, VA/VR e todas as demais cláusulas econômicas.
 

 

PLR

O Banco do Brasil, na tarde desta quinta-feira 1, respondeu ofício do movimento sindical indicando o pagamento da PLR para segunda-feira (5).

 

GDP

Um dos principais entraves na mesa de negociação foi a insistência do banco em alterar critérios da GDP, reduzindo de três ciclos avaliatórios para descomissionamento para apenas um ciclo. Após uma dura negociação - que envolveu até mesmo a paralisação das negociações com a Fenaban pelo Comando Nacional dos Bancários, como forma de impedir o ataque aos direitos dos funcionários do BB - o banco recuou da proposta. 

 

Também ficou acordada a criação de uma mesa bipartite, com representantes do banco e dos trabalhadores, para debater o aprimoramento da GDP.

 

Previ

Entre os avanços conquistados pelos funcionários do BB está o compromisso do banco em viabilizar a proposta dos eleitos da Previ para revisão da PIP (Pontuação Individual do Participante). A revisão da PIP pode beneficiar, logo no início, mais de 14 mil associados da Previ e, ao longo dos próximos anos, com as mudanças na tabela, outros milhares. 

 

Regulamentação e ampliação do teletrabalho

Os funcionários do BB também conquistaram o compromisso do banco de alinhamento da instituição com a cláusula sobre teletrabalho que foi acordada com a Fenaban e constará na Convenção Coletiva de Trabalho, que prevê, entre outros pontos, controle de jornada e ajuda de custo para os trabalhadores que atuam ou vieram a atuar nesta modalidade.

 

Também ficou acordado que será realizada reunião, que deve ocorrer até novembro, para que representantes dos trabalhadores e do banco discutam a ampliação do percentual de funcionários e dos dias da semana em teletrabalho.

 

Banco de horas

O prazo para saldar o banco de horas negativas, que acabaria em outubro, foi ampliado até março de 2025, com até duas horas diárias acima da carga horária. Outra opção é a utilização das faltas abonadas para saldar o banco de horas negativas.

 

Também foi conquistada a anistia para os trabalhadores contínuos e PCDs.

 

Assédio sexual

Ficou acordado o reforço do combate ao assédio sexual, alinhado com as medidas definidas pelo Comando Nacional dos Bancários e Fenaban: treinamento e formação do quadro para a promoção de debates sobre o tema; acolhimento das denúncias e apuração bipartite (banco e sindicato); proteção e assistência às vítimas; e punição dos culpados.

 

Mesas permanentes

Serão criadas mesas para debater demandas dos trabalhadores PSO (Plataforma de Suporte Operacional) e dos gerentes de serviço.

 

Também serão realizadas mesas sobre:

• Agências varejo, Estilo e escritórios digitais;


• Prédios/departamentos (cenop’s e unidades de apoio, táticas e estratégias);


• A situação dos funcionários egressos de bancos incorporados;


• Encontro nacional sobre planos de cargos e salários e remuneração variável;


• PAS Odontológico – deixar de usar a tabela com procedimentos e US, simplificando o processo mediante apresentação de orçamento e NF (até 20 mil até 48x);


• CRBB – Melhora nas condições de trabalho dos atendentes;


• GDP – critérios para o aprimoramento e implementação dos ciclos de avaliação.

 

O banco sinalizou que irá incorporar, em seu novo programa de diversidade, propostas raciais e de gênero formuladas no 33º Congresso dos Funcionários do BB.

Fonte SEEB de SP
Postado por Gustavo Mesquita em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: (13) 3202 1670

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!