Campanha Nacional dos Bancários
Bancários do Banco do Brasil e Caixa aprovam propostas de reivindicações
Congressos fazem parte das etapas da Campanha Nacional dos Bancários
Os bancários e bancárias participantes do 38º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef) e 33º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (CNFBB) definiram durante o encontro suas propostas de pauta de reivindicações. Os eventos, que começaram na quarta-feira, 8, fazem parte das etapas da Campanha Nacional dos Bancários e terminaram nesta sexta-feira, 10.
Na quinta-feira, 9, os trabalhadores e trabalhadoras do Banco do Brasil (BB) aprovaram suas propostas de reivindicações específicas para a Campanha Nacional 2022, a serem entregues à empresa. A pauta inclui desde tratamento igualitário a todos e todas as funcionárias do BB, incluindo dos bancos incorporados, até percentual de mulheres na mesma proporção da população do BB e saúde mental dos funcionários, como avaliação psíquica sempre que o trabalhador solicitar, através da Cassi.
Os empregados da Caixa Econômica Federal também definiram suas pautas específicas após debaterem sobre as questões que afetam seu dia a dia de trabalho. Entre os temas debatidos estão a defesa das empresas e dos bancos públicos e da Caixa 100% Pública; saúde, condições de trabalho e Saúde Caixa; Funcef; contratações e manutenção da democracia.
Os delegados do 38º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef) também aprovaram três moções. Uma em repúdio ao PL 4188/21 e solicitando que as lideranças partidárias se posicionem contrárias a essa proposta. A segunda em repúdio à atitude persecutória da direção da Caixa, bem como os ataques contra a livre organização dos trabalhadores e exigindo o imediato cancelamento do processo disciplinar contra Sérgio Soares, funcionário de carreira da Caixa há 32 anos, que trabalha na agência Guaianases, na Zona Leste de São Paulo, bem como a qualquer empregado que, fazendo valer sua liberdade de manifestação, se contraponha à violência por parte dos gestores e às péssimas condições de trabalho na Caixa. A terceira moção aprovada é em defesa da democracia, por Fora Bolsonaro e Lula Presidente.
Acompanhe as novidades da categoria seguindo as redes sociais do Sindicato:
Fonte Com informações da Contraf
Postado por Comunicação SEEB Santos e Região em Notícias