Refrigeração
Bancários e clientes sofrem com calor no verão da baixada santista
As queimadas e a falta de responsabilidade governamentais com o meio ambiente brasileiro e mundial estão aquecendo o planeta. O aumento da temperatura incide diretamente na população e nos trabalhadores, principalmente no verão.
A categoria bancária e os clientes das agências são um dos principais atingidos com a irresponsabilidade dos bancos, que não fazem manutenção correta nos sistemas de refrigeração das agências.
E claro, não é por falta de dinheiro e nem de avisos do Sindicato dos Bancários de Santos e Região, que anualmente, desde 2015, no período de outubro/novembro, envia cartas a todos os bancos da Baixada Santista alertando para que façam os devidos reparos e revisões nos sistemas de ar-condicionado das agências antes das fortes ondas de calor. De dezembro até agora (9/01/20) mais de 10 agências foram denunciadas.
"Cobramos com antecedência a direção dos bancos sobre o problema do calor na região e a falta de condições de trabalho que o mau funcionamento do ar-condicionado acarreta aos bancários. Não vamos admitir falhas, com lucros cada vez maiores, os bancos têm a obrigação de manter os sistemas de climatização em perfeito funcionamento”, afirma a presidente do Sindicato, Eneida Koury.
“A ganância e a irresponsabilidade sacrificam os funcionários ”, diz o diretor do Sindicato, Fabiano Couto. De acordo com Fabiano, são várias agências da Baixada Santista com problemas nos equipamentos de refrigeração nestes dias de calor. Os bancários são obrigados a cumprir metas impossíveis, com acúmulo de função por falta de trabalhadores e sob ameaças de demissão cotidianamente num ambiente de trabalho insalubre.
A diretoria convoca todos os bancários da base a denunciarem quaisquer tipos de violações dos direitos jurídicos, trabalhistas, assédios e falta de condições de trabalho para o Sindicato por meio do fale conosco do site: www.santosbancarios.com.br; e-mail: santosbancarios@uol.com.br; whatsapp: 13 99209.2964; ou pelo fone: 13 3202.1670.
Escrito por: Gustavo Mesquita
Fonte Comunicação do SEEB de Santos e Região
Postado por Gustavo Mesquita em Notícias
Atualizado em: 10 de janeiro de 2020