Os bancários e a diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região paralisaram durante quase todo o expediente (até às 14h), nesta quinta-feira, 23/02/2012, a agência do Banco do Brasil (BB), na Av. Thiago Ferreira, 652, em Vicente de Carvalho (Guarujá), por total falta de condições de trabalho, segurança e de funcionários.
Imaginem que neste calor desértico, os bancários ao entrarem para trabalhar ou os clientes para fazer alguma operação, deparavam-se com a falta de refrigeração, falta de funcionários e a forma insegura de abastecer os caixas eletrônicos do auto-atendimento, na frente da população e não por dentro da unidade como é o correto e mais seguro.
Depois da paralisação, a superintendência do BB na região afirmou que o problema de abastecimento será solucionado com a contratação de serviço terceirizado para realizar o trabalho. Ainda por conta da manifestação, o banco enviou para a unidade cinco ventiladores e chamou serviço técnico para avaliar o sistema de ar condicionado, que foi condenado de imediato. Com a pressão do Sindicato, o Banco do Brasil comprometeu-se em providenciar a compra e instalação de novos aparelhos o mais rápido possível.
A diretoria do Sindicato informa que vai acompanhar este processo e se o serviço não for realizado com urgência novas paralisações irão acontecer na agência.
BB já primou pela excelência
Infelizmente o Banco do Brasil, que já primou pela excelência no trato com seus funcionários e clientes, hoje não passa de banco público interessado apenas no lucro, não se importando com seus trabalhadores e a população.
“É bom sempre lembrar que: o BB é um banco público e não privado, que deveria ter por objetivo fomentar empregos, financiar a juros baixos mais equipamentos sociais, moradias, educação, enfim, riquezas para a Nação.
Não é prioridade de um banco público, que trabalha com o dinheiro dos trabalhadores e da população assediar funcionários com metas impossíveis, explorar clientes e o mercado com juros e taxas extorsivas como a dos bancos privados”, afirma Eneida Figueiredo Koury, funcionária do banco e Secretária Geral do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.