#CulturaNaLuta
Bancários promovem “Prêmio Notáveis da Cultura" no Guarani neste sábado, 8
A diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região promove dia 08/11/2014 (sábado) às 20h, no Teatro Guarani, na Pça. dos Andradas, nº 100, em Santos/SP, homenagem intitulada “Prêmio Notáveis da Cultura”. Os homenageados são artistas, professores e músicos que irão receber troféus pelos serviços prestados à Cultura na região em diversas áreas: música, artes cênicas, cinema e literatura.
O idealizador do Prêmio é o Maestro Antonio Manzione formado em 1961, medalha de ouro no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Criador e fundador do Curso Oficial de Violão de Santos e da Camerata Heitor Villa Lobos. Realizou 1.237 apresentações. Manzione é professor no Sindicato dos Bancários de Santos e Região e na Associação dos Advogados de Santos.
Os homenagedos: “Prêmio Notáveis da Cultura”
Carolina Ramos
Poetisa, trovadora, escritora e artista plástica, além dos cursos de música, professora, secretariado, folclore, literatura línguas e enfermagem fazem parte do currículo da santista Carolina Ramos, ocupante de cadeiras em Academias Cristã de Letras, Santista de Letras, Feminina de Ciências, Artes e Letras, IHGS.
Carolina é detentora de várias premiações em concursos de contos, crônicas, trovas e vários estados brasileiros e em Portugal, Moçâmedes, Chile, Venezuela, USA e Itália. Entre outras premiações, tem a Medalha Brás Cubas pela Câmara de Santos.
Horácio Gonçalvez
Natural de Santos, poeta, orador, cantor lírico, ator de teatro e literário. Bacharelado em Relações Públicas e Ciências Jurídicas e Sociais. Participou de várias conferências e recitais de poesia. Foi eleito o Príncipe dos Poetas de Santos, em 1965, pelo Departamento Cultural do Hotel Minas Gerais em Santos.
Italia Vera Geofilo Dias
Formada em piano na cidade de São Paulo, lecionou História da Música em diversos conservatórios. Na cidade de Santos, foi assistente do Maestro Bruno Roccella durante as Temporadas Líricas. Atuou como pianista da orquestra sinfônica de Santos, da Escola Violino da prefeitura e por mais de 30 anos como pianista da Escola Municipal de Balé da cidade. Apresentou-se no Teatro Municipal de São Paulo em homenagem ao Maestro e Compositor Santista “Diogo Fleury”. Atualmente, acompanha e prepara repertório para Cantores Líricos.
Marlene Akel
Formada no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, Marlene Akel iniciou seus estudos musicais aos 5 anos, já aos 9 apresentava-se em recitais. Recebeu a medalha de Mérito Artístico e Cultural Brás Cubas, na Sala Princesa Isabel. Entre seus admiradores está o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança.
Foi condecorada como Dama Comendadora da Ordem Suprema e Militar da Ordem dos Templários de Jerusalém, condecoração da Soberana Ordem dos Cavaleiros de São Paulo Apóstolo, Grande Dama da Ordem Fraterna de Cristo, Medalha de Santa Joana D´arc, Medalha de Integração Nacional, Medalha Pero Vaz de Caminha e Medalha Nacional do Mérito Cívico.
Monica T. Real Toledo
Formada em Violão Erudito pelo Conservatório de “Artes Reunidas Escola Musical” em Santos. Cursou magistério e se formou em História e Geografia (professora por 27 anos). Diretora de Cultura e Turismo de São João da Boa Vista (2001 a 2004). Sócia da Escola Acalanto e do Centro de Educação São João/Anglo Fundamental em São João da Boa Vista. Coordenadora da Oficina Cultural Guiomar Novaes em São João da Boa Vista (2005 a 2009). Coordenadora da Oficina Cultural Pagu em Santos (2009 até hoje).
Regina Lafasse
Santista, médica pediatra e pesquisadora das áreas de Medicina da Arte, Som, Violão e Artes em Geral. Formada pelo Audio Enginering pelo Áudio Institute Of América.
Formada em violão pelo curso de violão erudito da Prefeitura de Santos. Foi solista do Conjunto Oficial de Violões da Camerata Heitor Villa-Lobos e da Orquestra Brasileira de Violões. Criou a Musicoteca Soberana Antonio Manzione, que possui mais de 25 mil obras, entre livros, partituras e gravações. Também é criadora do grupo musical Quarto de Tom.
Simone Schumacher
Formada em PIANO pela Faculdade de Música de Santos-SP. Pós Graduada em Artes Visuais pelo SENAC-Rio de Janeiro. ESTUDO DE REGÊNCIA pela da Secretaria de Cultura de SP, no Festival de Campos do Jordão, na Pró-Arte do Rio de Janeiro e no Festival de Música de Uberlândia-MG. Foi regente de diversos corais. Foi Professora de Regência e Canto Coral. É Regente do Grupo VOZES - Coral do Sindicato dos Bancários de Santos e Região desde 2002. É Regente-Voluntária do Coro Infantil do Projeto Oficina do Futuro, com crianças do bairro Vila Nova de Santos-SP, grupo que tem realizado várias parcerias musicais com o Coral do Sindicato dos Bancários.
Virginia Nascimento
Profissional em Artes Cênicas há 26 anos nas funções de Diretora Teatral, Atriz e Dubladora. Está a frente da Escola de Artes Cênicas de Santos. Idealizadora do Projeto Arte Cidadown dirigido a pessoas com deficiência intelectual e motora.
Como atriz e diretora participou de inúmeros espetáculos. No cinema, destacou-se em “Noites de Cólera” de Roberto Melchior. Atualmente dirige o espetáculo teatral musical “Ditadura- Cárcere de Ideias” em cartaz em São Paulo, com estreia para 2015 na Argentina e está em processo de montagem do espetáculo “Todo adultério será castigado”, uma releitura das obras de Marques de Sade e Nelson Rodrigues.
Fonte Imprensa SEEB Santos e Região
Postado por Gustavo Mesquita em Notícias