A mobilização dos bancários foi determinante para a manutenção das portas giratórias em São Vicente. O Projeto de Lei 25/12 aprovado em março deste ano, pelos vereadores de São Vicente, para a desinstalação da porta giratória nas agências bancárias do munícipio foi vetado pelo executivo, em 24/04/2012. Os vereadores fizeram nova Lei 2861 A de 04/05/2012, depois de ouvirem os bancários, a população e o prefeito Tércio Garcia.
O texto aprovado prevê agora a manutenção das portas giratórias - ao invés de sua retirada – e ampliação da segurança interna das unidades bancárias. O Prefeito de São Vicente sancionou a nova Lei dia 04 de maio de 2012.
A troca da Lei somente foi colocada em pauta e aprovada depois da manifestação que os bancários, organizados pelo Sindicato dos Bancários de Santos e Região, realizaram dia 16/03, na Pça. Coronel Lopes, no centro de São Vicente e da reunião realizada entre os bancários, o Prefeito e seu vice.
“Isto demonstra a força que a mobilização dos trabalhadores bancários têm para influenciar nas decisões referentes a categoria e à população em geral. As portas giratórias comprovadamente representam eficiente mecanismo de inibição as ações criminosas nas agências bancárias, como compreendeu o Prefeito no seu veto à Lei 25/12.
A Câmara por sua vez também se rendeu aos argumentos contidos na mensagem do veto enviada pela prefeitura, com dados estatísticos e um abaixo-assinado com duas mil assinaturas colhidas em poucos dias em São Vicente/SP, entregues pela diretoria do Sindicato em audiência com Tércio Garcia e seu vice Rogerio Barreto”, explica Eneida Koury, Secretária Geral do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.
“O que ocorreu em São Vicente serviu para tornar evidente a importância das portas giratórias, com detector de metal, na diminuição da criminalidade. O fato mobilizou os bancários, a população, a Câmara e o Prefeito, que de forma unânime entenderam o risco que sua retirada traria”, afirma Ricardo Saraiva Big, Presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.
A diretoria do Sindicato dos Bancários está à disposição para discutir com todas as câmaras de vereadores ou prefeitos de sua base temas que dizem respeito aos bancários. “É fundamental que a categoria seja ouvida em qualquer assunto que a envolva”, finaliza Big.