COVID-19

Banco do Brasil amplia horário de atendimento até 15h

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Banco do Brasil amplia horário de atendimento até 15h

Alteração no horário de atendimento aumenta sobrecarga dos funcionários e foi realizada sem qualquer comunicado prévio à representação dos trabalhadores

O Banco do Brasil enviou, na semana passada, um comunicado às unidades que realizam atendimento presencial aos clientes (agências e Postos de atendimento – PAAs) informando a ampliação do horário, a partir desta terça-feira (3), para até às 15h. Desde março, quando foi decretada a pandemia no Brasil, a pedido do movimento sindical, os bancos tinham reduzido o horário para até 14h. Antes da pandemia o atendimento ocorria até 16h.

 

A redução do horário de atendimento tinha a função de diminuir a lotação dos transportes públicos nos horários de pico e a exposição dos funcionários ao risco de contágio. Nacionalmente, os novos casos de Covid-19 tem tido um crescimento substancial, por isso, o movimento sindical entende que haveria a necessidade de manter a redução do horário por mais algum tempo. Além disso, a ampliação do horário de atendimento deve aumentar, ainda mais, a sobrecarga sobre os funcionários que estão na linha de frente.

 

Falha na comunicação

 

Desde o ínicio da pandemia, foi constituido um comitê que debate as questões relacionadas à Covid-19. E, mesmo que não existisse este comitê, os trabalhadores contam com uma mesa permanente de negociações. Não haveria qualquer problema, ou atraso em comunicar antecipadamente os integrantes do comitê, sobre tal decisão. Ao não passar a informação com antecedência à representação dos funcionários, o banco prejudica sua própria comunicação.

 

Segundo o comunicado do banco, a ampliação do horário foi uma deliberação tomada em reunião com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). O BB omitiu que a decisão foi de aumentar ou não o horário de atendimento.

 

Quem é atingido

 

O BB informou em seu comunicado que as agências e PAAs ficarão abertas ao público das 9h às 15h (horário de Brasília – DF), sendo das 9h às 10h para atendimento exclusivo para idosos, gestantes, pessoas portadoras de deficiência e pagamento de benefícios do INSS. Nas agências do Distrito Federal o atendimento será das 11h às 16h (horário de Brasília – DF).

 

Os novos horários não se aplicam aos “Escritórios de Negócios” do BB, uma vez que estes não realizam atendimento presencial. Também não afetam as unidades localizadas em shoppings, órgãos públicos, aeroportos ou universidades, que deverão obedecer ao horário do estabelecimento, com o atendimento mínimo de cinco horas.

 

O banco informou, ainda, que, para evitar sanções dos órgãos reguladores, todas as unidades devem estar em conformidade com a Portaria de Aprovação do Plano de Segurança, incluindo, dentre os demais requisitos, o quadro completo de vigilância durante todo o horário de atendimento ao público.

Fonte Contraf - 03/11/2020
Postado por Fabiano Couto em Notícias

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