Banco do Brasil deixa a desejar em Acordo Específico da Campanha Salarial 2012

Em meio a divergências entre os bancários, a proposta específica do Banco do Brasil foi aprovada em assembleia, colocando fim à greve de nove dias da categoria. Entretanto, a aprovação do Acordo não fez desaparecer as críticas ao mesmo. 

Além de favorecer minimamente somente alguns segmentos do funcionalismo do BB, os bancários do Banco do Brasil não obtiveram os 8,5% de reajuste no piso salarial, como acordado com a Fenaban. O banco público ofereceu apenas 7,5% de reajuste no piso aos seus funcionários, o que além de dividir a categoria, fere a negociação em mesa única. 

Outra questão polêmica foi a cláusula que versa sobre os interstícios no Plano de Carreira. Embora a proposta aprovada garanta a ascensão para A2 aos funcionários A1 com mais de 90 dias de carreira, o Acordo não avançou em uma das principais reivindicações da categoria: o aumento no valor do interstício, de 3% para 6%. 

Em relação ao PCR, o Banco do Brasil incluiu a função de caixa executivo na pontuação da carreira de mérito (M). Entretanto, a razão de 0,5 ponto por dia de exercício na função é uma pontuação ínfima que não reflete os anseios dos bancários. 

Embora o Acordo Coletivo tenha favorecido os segmentos que mais participaram da greve, fazer a negociação atendendo apenas alguns segmentos é muito ruim porque divide a categoria. Esse acordo não contemplou as reivindicações da totalidade dos bancários.

Essa greve mostrou a importância da construção da unidade. Pela primeira vez, os advogados do BB fizeram greve, por exemplo. Isso é uma conquista. Greve é isso, um processo de construção que traz consigo muitos desafios, mas que deixa como bônus o fortalecimento das lutas coletivas. 

PLR 
A proposta específica do BB também garante que nenhum escriturário receberá PLR menor que o valor do módulo básico da Fenaban (CCT 2012/2013), e que nenhum comissionado receberá menos que o valor pago aos caixas executivos. Assim, o BB pagará PLR para 117 mil funcionários, sendo no primeiro semestre: escriturários - R$ 3.303,60; caixas executivos -R$ 3.674,97 e comissionados - 45% do VR mais módulo bônus (baseado em ATB e não no Sinergia). 

Jornada de 6h para comissionados 
O banco propôs ainda implantar até janeiro de 2013, através de um aditivo ao Acordo Específico, um novo plano de comissões com jornada de 6 horas para determinados cargos comissionados.

Fonte SEEB Espírito Santo
Postado por Fabiano Couto em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: (13) 3202 1670

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!