Desigualdade
Bancos estão muito distantes dos brasileiros
A desigualdade no Brasil é evidente até no acesso ao sistema financeiro. A cada três brasileiros, um não tem conta em banco. O país possui 45 milhões de pessoas desbancarizadas. O grupo movimenta R$ 800 bilhões por ano.
As organizações financeiras não estão nem um pouco interessadas em atender a população mais pobre. Pesquisa do Instituto Locomotiva aponta que 86% dos que não têm acesso integram as classes C, D e E e 69% se declaram negros ou pardos. Na análise por gênero, seis em cada 10 são mulheres.
>> Câmara aprova que bancos abram aos finais de semana
A maioria dos entrevistados (62%) mora no interior e quatro em cada 10 são da região Nordeste. Mesmo não tendo conta em banco, 12% têm cartão de crédito, enquanto 75% evitam ao máximo recorrer ao sistema financeiro.
Boa parte das pessoas entrevistadas (31%) não tem conta por falta de dinheiro, 29% preferem usar dinheiro e 49% não confiam nos bancos. A crise econômica do país poderia ser amenizada com o crescimento da bancarização. Mas, os bancos não estão nem aí. O importante é lucrar, nada mais.
>> Cadastre-se no whatsapp do Sindicato: clique aqui (pelo celular) e informe banco onde trabalha e nome
Fonte Sindicato dos Bancários da Bahia
Postado por Fabiano Couto em Notícias