Bancos estão no topo da lista dos mais reclamados, aponta Procon-SP

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
Bancos estão no topo da lista dos mais reclamados, aponta Procon-SP

É cada vez maior o número de pessoas insatisfeitas com os serviços prestados pelas instituições financeiras, o que tem se refletido no aumento das queixas a órgãos de defesa do consumidor.

De acordo com reportagem do Jornal da Tarde desta sexta-feira (19), a partir de dados da Fundação Procon-SP, os bancos foram responsáveis por 27,6% do total de queixas apresentadas pelos consumidores no primeiro semestre deste ano. Do total de 91.925 registros, 25.391 foram contra cartões de crédito (12.501) e serviços bancários (12.890).

Esse desempenho conseguiu um fato inédito e vergonhoso para o setor: pela primeira vez as instituições financeiras lideram as reclamações de queixas de clientes no Procon-SP. Em segundo lugar ficaram os serviços de telefonia (22,5%, entre fixa e móvel), em terceiro vieram os móveis (9,3%), em quarto os eletrodomésticos (8,4%), entre outros. 

Segundo depoimento da supervisora da Área de Assuntos Financeiros e Habitação do Procon-SP, Renata Reis, ao Jornal da Tarde, a cobrança de tarifas, as movimentações e saques não reconhecidos pelo cliente, além de cobranças indevidas figuram entre as grandes reclamações dos consumidores.

Outra informação divulgada pela reportagem é que as queixas junto ao Banco Central em relação aos serviços das instituições financeiras também aumentaram. Quando se compara os primeiros seis meses deste ano com igual período de 2010 o aumento chega a 40%, com a média mensal saltou de 564 para 790. 

A reclamação mais comum é sobre débitos não autorizados, 20,2%; seguido por serviços não contratados, 10,1%; esclarecimentos incompletos, 9,7%; descumprimento de prazos, 9,3%; e operações não reconhecidas, 6,2%.

Fonte c
Postado por em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: (13) 3202 1670

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!