Bancos que financiam desmatamento na Amazônia são processados pelo MPF

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
Bancos que financiam desmatamento na Amazônia são processados pelo MPF

O Ministério Público Federal (MPF) no Pará entrou com duas ações civis públicas em 31/03, contra o Banco do Brasil e o Banco da Amazônia (Basa). A acusação é de que esses bancos concederam empréstimos com dinheiro público para fazendas que tem irregularidades ambientais e trabalhistas. Isso liga diretamente os bancos a atividades de desmatamento da Amazônia e casos de trabalho escravo.

O Procurador da República no Pará, Daniel Avelino, fala sobre a iniciativa do MPF.

“A gente tem de um lado a grande parcela dos produtores rurais sem acesso ao crédito, em uma burocracia que inviabiliza a adesão de projetos hoje voltados à sustentabilidade. E por outro lado nós temos a concessão de empréstimos sem o menor controle ambiental, facilitando inclusive o desmatamento”.

Foram feitas investigações nos dez municípios com maiores índices de desmatamento e o cruzamento de dados de outros órgãos públicos, como do Ministério do Trabalho e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente). A apuração do MPF comprova que os empréstimos cedidos descumpriam a Constituição, leis ambientais, regulamentos financeiros e tratados internacionais. Somente nesses dez municípios, o total de empréstimos foi de R$ 26 milhões.

O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) também é réu nas duas ações, devido à ineficiência no controle e cadastramento dos imóveis rurais no Pará.

Os processos prevêem que os bancos paguem indenizações por danos à coletividade e que sejam feitas mudanças na política de financiamento à atividade rural na Amazônia, com prioridade para produtores ambientalmente responsáveis.

Fonte R
Postado por em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: (13) 3202 1670

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!