Oligarcas brasileiros

Bilionários do Brasil concentram mais renda do que oligarcas russos

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
Bilionários do Brasil concentram mais renda do que oligarcas russosPixabay

Os chamados oligarcas são empresários que aproveitam "oportunidades" e exploram (força de trabalho, na bolsa etc.) dentro do mercado econômico e financeiro capitalista selvagem, como os banqueiros, grandes industriais e empresários brasileiros

Oligarcas russos têm sido penalizados por países ocidentais pelo apoio a Putin e à guerra que a Rússia tem empreendido contra a Ucrânia. Até agora, países como França e Itália apreenderam iates de dois bilionários russos. Porém, o Ocidente, representado por Joe Biden - presidente dos EUA - promete outras sanções, como o confisco de residências de luxo e aviões particulares.

 

Pintados na mídia como bilionários excêntricos e detentores de poderes quase ilimitados, os homens mais ricos da Rússia concentram menos renda em relação à população mais pobre do país do Leste do que os ricos brasileiros.

 

Segundo estudo The World Inequality Report 2022, os 10% mais ricos do Brasil detêm cerca de 60% da renda nacional e o 1% da parcela mais rica da população concentra 26,6% da riqueza do País. Já entre os russos, os 10% mais ricos detêm 46,43% e o 1% dos mais ricos - os chamados oligarcas - concentram 21,45%.

 

De acordo com o mesmo ranking, o Brasil é o 17º país mais desigual do mundo, enquanto a Rússia ocupa o 121º lugar. No mesmo sentido, ao analisar as pessoas mais ricas do mundo, nenhum dos oligarcas russos está presente. Ao contrário, a lista elaborada pela Oxfan traz uma maioria esmagadora de estadunidenses (natos ou naturalizados) e apenas um francês: Elon Musk, Jeff Bezos, Bernard Arnault e família, Bill Gates, Larry Ellison, Larry Page, Sergey Brin, Mark Zuckerberg, Steve Ballmer e Warren Buffet.

 

O que são oligarcas?

De acordo com Norberto Bobbio, um dos mais respeitados estudiosos sobre formas de governo no mundo, a oligarquia é um governo de poucos, direcionado aos seus próprios interesses. Ou seja, uma classe social abastada que exerce poder e dirige o estado para que este atenda seus interesses pessoais.

 

Contudo, o sistema de governo da Rússia é a democracia presidencial. Então, por que os bilionários russos são chamados de oligarcas? Conforme pensam alguns historiadores, o momento da dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) propiciou que alguns funcionários do estado em dissolução pudessem se apropriar de estatais russas, e lucrar com o sistema híbrido de preços (congelado e livre) para lucrar com a abertura dos mercados. Isso, segundo eles, pode explicar esse "governo de poucos".

 

Essa é a mesma opinião do geógrafo e cientista político especializado em Rússia pós-soviética, Tito Lívio Barcellos. Segundo ele, a diferença entre os oligarcas russos e os bilionários do Ocidente tem mais a ver com a forma como os primeiros enriqueceram durante o colapso da URSS.

 

Logo, os chamados oligarcas são apenas empresários que aproveitaram "oportunidades" e empreenderam dentro das regras de mercado. A outra acusação que pesa sobre esse grupo de bilionários é a participação no governo para se beneficiar de políticas, algo que acontece no Brasil como a eleição de donos de cadeias de rádios e TVs, ou de grandes latifundiários; e nos EUA e alguns países europeus na forma de lobby político.

 

Ambas as situações em consonância com as ações de outros bilionários mundo a fora, nada justas, com apenas uma diferença: a nacionalidade. Barcellos inclusive aponta que o termo "oligarca" carrega uma carga negativa muito grande, enquanto bilionário ou empreendedor são vistos socialmente com uma carga semântica neutra, ou até mesmo positiva.

 

Veja os 10 maiores bilionários do Brasil

 

Quem são os bilionários que o Ocidente quer penalizar?

Nem todos os bilionários russos são oligarcas, apenas os que contrariam as disposições do Ocidente, que por ora detém o poder de nomeá-los. Contudo, há um seleto grupo de homens russos, ocupantes e ex-ocupantes de cargos públicos, que atualmente são ricos empresários do ramo financeiro, de petróleo e gás, da internet e presidentes de clubes de futebol, cujos bens estão na mira dos países ocidentais:

·         Vladimir Putin (Presidente da Rússia)

 

·         Alexander Aleksandrovich Vedyakhin 

 

·         Andrey Sergeyevich Puchkov 

 

·         Yuriy Alekseyevich Soloviev 

 

·         Igor Sechin 

 

·         Andrey Patrushev 

 

·         Sergei Sergeevich Ivanov 

 

·         Kirill Shamalov 

 

·         Yury Slyusar 

 

·         Petr Fradkov 

 

·         Gennady Timchenko 

Escrito por: Renata Vilela
Fonte recontaaí.com.br com edição da comunicação do Seeb de Santos e Região
Postado por Gustavo Mesquita em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: (13) 3202 1670

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!