Só pensam em lucro

Bradesco, Santander, Caixa e BB são multados por filas e mau atendimento

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Bradesco, Santander, Caixa e BB são multados por filas e mau atendimento

Filas de até 1h23 levaram o Procon a autuar por "má prestação do serviço relacionada à demora do atendimento aos consumidores" 28 agências em São Paulo. O Bradesco teve o maior número de unidades autuadas (19), seguido do Santander (5), BB (3) e Caixa Econômica Federal (2). A operação, feita em diversas regiões da capital paulista, foi realizada neste mês.

A situação expõe o descaso do banco com clientes e trabalhadores, já que os banqueiros só pensam em lucros e reduzir custos por meio do corte de vagas de trabalho

As multas podem chegar a R$ 7,4 milhões. É o que informa a reportagem publicada pelo portal UOL. Segundo o Procon, a maior espera registrada foi de 1h23 no atendimento preferencial, em dia de pico, na agência do Bradesco na Estrada do Campo Limpo. Essa agência também teve a maior demora na fila verificada pela fiscalização no atendimento comum: 1h09.

A equipe de fiscalização monitorou um total de 83 agências, as quais tinham queixa registrada por consumidores no atendimento do Procon.

Gestão do lucro prejudica bancários e clientes

O Bradesco lucrou R$ 3,473 bilhões no primeiro trimestre de 2014, porém eliminou 944 empregos no período, totalizando 3.248 nos últimos 12 meses. Já o Santander lucrou R$ 1,428 bilhão nos primeiros três meses do ano, mas cortou 970 vagas, totalizando 4.833 nos últimos 12 meses.

O BB, por sua vez, lucrou R$ 2,648 bilhões no primeiro trimestre. No entanto, cortou 43 empregos no período, totalizando o fechamento de 1.492 vagas nos últimos 12 meses. O banco inaugurou 24 agências, somando 83 nos últimos 12 meses. O quadro de funcionários caiu de 113.665 em março de 2013 para 112.173 em março deste ano.

Como foi feita a fiscalização

Durante a fiscalização, o Procon-SP considerou diversos itens: quantidade de guichês disponíveis, caixas em funcionamento, quantidade de consumidores na fila, quantidade de terminais existentes no autoatendimento e presença de orientadores.

Para as autuações o Procon se baseia em compromisso firmado entre as instituições financeiras e a Febraban, que indica o tempo máximo de espera - período compreendido entre a entrada do consumidor na fila e o início do seu atendimento.

Esse período é de 20 minutos para dias normais e de 30 minutos para dias de pico. O monitoramento aconteceu tanto em dias de pagamento como nos outros dias normais.

Fonte Contraf com Uol
Postado por Fernando Diegues em Notícias

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