Comerciários cumprem jornada de até 70 horas semanais

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
Comerciários cumprem jornada de até 70 horas semanais

Segundo reportagem do Brasil de Fato, caixas de supermercado usavam fraldas porque não tinham autorização para usar o banheiro. Há casos em que comerciários cumprem jornada de até 70 horas semanais.
Enquanto a profissão não é regulamentada por legislação específica, os comerciários enfrentam condições precárias de trabalho. O Projeto de Lei (PL) 115, que busca dar segurança jurídica a esses profissionais, aguarda votação desde 2007. Reportagem do jornal Brasil de Fato destaca casos em que trabalhadores do setor cumprem jornada de até 70 horas semanais.

A legislação vigente recomenda uma jornada de 44 horas, sendo permitida a realização de hora extra, desde que não ultrapasse duas horas diárias. Como as empresas estabelecem metas de vendas, a regra quase sempre é desrespeitada. Os comerciários empregados em supermercados e shoppings são os mais penalizados.

A sobrecarga é outro problema comum no setor. A Confederação Nacional de Trabalhadores do Comércio (CNTC) diz ter identificado situações, em Belo Horizonte (MG), nas quais caixas de supermercado usavam fraldão porque não tinham autorização para usar o banheiro.

Em muitos estabelecimentos, os trabalhadores só podem fazer pausa para as necessidades mediante agendamento. Além do desconforto, estão sujeitos a problemas de saúde que afetam órgãos como a bexiga, o rim e o útero.

Ainda de acordo com a CNTC, a falta de fiscalização contribui para a permanência das irregularidades. Há exemplos de capitais que contam com apenas cinco agentes do Ministério do Trabalho para acompanhar até 400 mil comerciários.

Fonte Radioagência NP
Postado por Fabiano Couto em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: (13) 3202 1670

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!