#SeLiga
Conheça a pauta do acordo aditivo a ser debatida com o Santander
Os funcionários do Santander são os únicos entre os trabalhadores de bancos privados no Brasil que dispõem de acordo aditivo assegurando conquistas além da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. O documento tem validade de dois anos – o atual abrange 2014 a 2016
O próximo passo é marcar uma assembleia (data a confirmar) para que os funcionários deliberem sobre a pauta e, posteriormente, seja estabelecido nacionalmente um calendário de negociação com o banco.
Planos de saúde e previdência privada
Será reivindicado que o Banesprev (Fundo Banespa de Seguridade Social) seja responsável pela administração de todos os planos de benefícios dos funcionários no país. A exceção seria apenas o Bandeprev (Bandepe Previdência Social).
Saúde do trabalhador
Será proposto que o funcionário que retorna de licença-médica tenha uma jornada gradual. Outra questão é que o todos os trabalhadores dispensados tenham de fazer o exame demissional, mas que isto não ocorra no mesmo dia da demissão.
Emprego e condições de trabalho
Inclusão de uma nova cláusula assegurando garantia de emprego em casos de reestruturação que impacte em redução de postos de trabalho. Nessa situação haveria processo negocial para encontrar alternativas aos trabalhadores, evitando demissões.
O movimento sindical também quer discutir com o Santander o impacto da Avaliação de Desempenho na concessão de bônus, os casos de transferências unilaterais de funcionários, e que haja a inclusão de cláusula para por um fim ao banco de horas.
Programa próprio
Para o Programa de Participação nos Resultados Santander (PPRS), os dirigentes sindicais querem discutir uma fórmula a fim de tornar ainda mais justa a distribuição.
Nova cláusula
Outra reivindicação será a inclusão no acordo aditivo de cláusula específica que estabeleça a discussão da cláusula 57ª da CCT da categoria, sobre o Programa de Desenvolvimento Organizacional para a Melhoria Contínua das Relações de Trabalho.
Leia Também: Está insuportável trabalhar no Santander São Vicente
Fonte Com informações SEEB SP
Postado por Fabiano Couto em Notícias