Covid é Acidente de Trabalho

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes no Trabalho

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes no Trabalho

O Sindicato dos Bancários de Santos e Região iniciou campanha em janeiro, inédita no movimento sindical de pressionar os prefeitos, secretários de saúde e vereadores da Baixada Santista para priorizar a categoria bancária na vacinação contra a covid-19. Covid é acidente de trabalho!

Criado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2003, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho (28 de abril) homenageia os trabalhadores mortos, acidentados ou adoecidos em virtude do trabalho e visa conscientizar a sociedade da importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. A data lembra os 78 trabalhadores mortos durante explosão de uma mina, no estado da Virgínia (Estados Unidos), no dia 28 de abril de 1969.

 

No Brasil, apenas os números de trabalhadores formais mostram que: a cada 49 segundos ocorre um acidente do trabalho, segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança no Trabalho O país ocupa o 4º lugar no ranking mundial de acidentes no trabalho.

 

No setor financeiro, ocorreram 5.158 acidentes de trabalho em bancos múltiplos com carteira comercial em 2019, segundo o anuário estatístico do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As principais causas de adoecimento dos bancários são os transtornos mentais e as lesões por esforços repetitivos (LER). Porém, em função da pandemia do novo coronavírus, a infecção tornou-se o principal motivo de afastamento.

 

A pandemia de Covid-19 foi decretada pela Organização Mundial da Saúde(OMS) em 11 de março de 2020, em apenas um dia os sindicatos dos bancários instalaram o Comitê de Crise para discutir medidas de enfrentamento à Covid-19. Entre elas, protocolos de prevenção para impedir a disseminação da doença nos locais de trabalho, testagem, quarentena das pessoas integrantes dos grupos de riscos, home office, e garantia de emprego no Itaú, Bradesco de Santander (compromisso rompido após três meses). Além de conseguir que o Banco Central reduzi-se o horário de atendimento.

 

Vacina já para os bancários!

O Sindicato dos Bancários de Santos e Região iniciou campanha em janeiro, inédita no movimento sindical e que depois foi seguida pelo movimento sindical em nível nacional, de pressionar os prefeitos, secretários de saúde e vereadores da Baixada Santista na tentativa de priorizar a categoria bancária na vacinação contra a covid-19. Logo após essa pressão estendeu-se aos deputados, senadores e Ministério da Saúde.

 

Protocolamos ofícios e dialogando com prefeitos e vereadores da região, relata Eneida Koury, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.

 

“Os bancários e bancárias diariamente se expões dentro e fora das agências para vender produtos bancários, pagar auxílios, pensões e aposentadorias à população; movimentar a economia local, estadual e nacional. Somos considerados essenciais e também temos o direito da priorização, como os profissionais de saúde, policiais, portuários e tantas outras. Centenas já foram contaminados pelo novo coronavírus. Algumas agências tiveram de 6 a 8 contaminados. Nada mais justo a vacinação num trabalho que não pode parar”, finaliza.

 

Além disso, os diretores continuam pressionando as superintendências regionais responsáveis pela Baixada Santista pela manutenção dos protocolos contra a transmissão da Covid-19.

 

Disponibilizou pesquisa sobre a transmissão da Covid-19 dentro do ambiente de trabalho, para que um grupo amplo de pesquisadores de diversas instituições, entre as quais a USP e a Unesp, realizem a pesquisa “Covid-19 como doença relacionada ao trabalho”, e com o estudo identifiquem o trabalho como causador da transmissão aumentando a defesa jurídica, para fins de INSS.

 

Leia sobre a pesquisa e responda

 

Procurem o Sindicato

Os bancários infectados por Covid-19, assim como os que sofreram acidente de trabalho ou adoeceram, devem procurar o Sindicato o mais rápido possível.

 

Faça sua denúncia pelas mídias de comunicação do Sindicato abaixo:

 

1- fale conosco do site

 

2 - santosbancarios@uol.com.br 

 

3 - Whatsapp

 

4 - Telegram

 

5 - Facebook

 

6 - Instagram

Fonte Comunicação do SEEB de Santos e Região com SEEB de Campinas e Região
Postado por Gustavo Mesquita em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: (13) 3202 1670

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!