Água privatizada?
Diga NÃO à privatização da Sabesp, sua conta pode aumentar!
Em vários países liberais da Europa, as companhias privatizadas de abastecimento de água estão sendo reestatizadas, porque estão onerando a população com contas absurdas
A Sabesp é a maior empresa de saneamento da América Latina e 3º maior do mundo. Constituída em 1973, a partir da fusão de três empresas do Estado de São Paulo (SAEC, COMASP e SANESP), para prestar serviços de água e esgotos a população paulista. Atualmente uma empresa de economia mista com capital acionário majoritário do Estado (50,3%) e o restante negociado nos mercados da B3-Bovespa (34,5%) e da Bolsa de Nova Iorque (15,5%).
Há mais de três décadas, as sucessivas gestões do PSDB ameaçam a empresa com o projeto de privatização.
Agora, Rodrigo Garcia (governador de São Paulo) somou força com Tarcísio de Freitas (candidato ao governo) para tentar destruir a Sabesp. O que está em jogo e o futuro da Sabesp, patrimônio de São Paulo.
Confira 7 razões para ser contra a privatização da Sabesp:
1. Ela é o ente público que instrumentaliza o saneamento básico, que garante o abastecimento de água para a 28,4 milhões pessoas, nos 375 municípios que atende, e a coleta de esgoto 25,2 milhões.
2. É uma empresa decisiva para a conquista da dignidade de milhões de paulistas, por meio do direito humano ao acesso à água limpa e segura e ao saneamento.
3. Ela é financeiramente saudável, com credibilidade e confiança dos seus serviços e comprovada responsabilidades socioambiental e econômico-financeira.
4. Alcançou resultados extraordinários graças à competência de seus funcionários e funcionárias e ao modelo de governança da empresa, fruto de um processo permanente de aperfeiçoamento solidamente assentado na coesão interna e na busca pela excelência. Um modelo que é continuamente colocado à prova, como o foi no enfrentamento à crise hídrica de 2013-2015, bastante viva em nossa memória.
5. A Sabesp privatizada estará sob o comando de investidores e conglomerados financeiros, totalmente interessados em maximizar lucros e transferências de dividendos aos seus acionistas, colocando em segundo plano a MISSÃO de melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente.
6. Em vários países liberais da Europa, as companhias de abastecimento de água estão sendo reestatizadas, porque estão onerando a população com contas altíssimas.
7. A Sabesp já tem parte de seus lucros privatizados, não precisamos entregar ou vender tudo!
Água é direito humano
Resolução 64/292 da ONU estabeleceu que “o acesso à água limpa e segura e ao saneamento básico são direitos humanos fundamentais”.
O direito humano à água assegura a todos, sem discriminação, água para o uso pessoal e doméstico disponível, segura, aceitável e acessível economicamente. E o direito humano ao esgotamento sanitário assegura a todos, sem discriminação, soluções disponíveis, física e economicamente acessíveis, em todas as esferas da vida, de forma segura, social e culturalmente aceitável, promovendo privacidade e dignidade.
Está claro que a dupla Rodrigo Garcia e Tarcísio de Freitas, obsessivamente, desejam que a Sabesp seja 100% privatizada e seu comando acionário concedido à iniciativa privada que somente visa o lucro e não os cidadãos paulistas.
Fonte Sintaema com edição da Comunicação do SEEB de Santos e Região
Postado por Gustavo Mesquita em Notícias
Atualizado em: 19 de outubro de 2022