Diretoria rumo à Conferência Nacional

O Sindicato enviará delegados para participar do 11º Congresso Nacional dos Bancários, de 17 a 19 de julho de 2009, para expor suas reivindicações, já colocadas no Encontro Regional e na Conferência Interestadual. O Sindicato irá defender junto com outras forças políticas de esquerda da categoria, principalmente ligadas a Intersindical, um índice de reajuste Fenaban de 15,29%. Para os empregados da CEF um reajuste de 75,63% e para os funcionários do BB o índice defendido é de 65,44%. Vamos pressionar para acabar com a manipulação dos bancos sobre seus lucros nos balanços, para melhorar e garantir uma Participação dos Lucros e Resultados (PLR) compatível com o montante realmente obtido pelos banqueiros. Vamos lutar pelo salário mínimo do Dieese R$ 1.972,00 como piso da categoria; para estender a licença maternidade de 180 dias para todas as bancárias, pois as funcionárias do BB, CEF e Nossa Caixa já conquistaram este direito; travar uma verdadeira guerra contra o assédio moral e para pôr fim a qualquer tipo de metas, são algumas das reivindicações do Sindicato nesta Campanha Salarial 2009! ?A mobilização é a nossa arma mais contundente contra os banqueiros para conquistarmos nossas reivindicações e lutarmos contra o desemprego?, reafirma Ricardo Saraiva Big, Presidente do Sindicato. >> 96% dos reajustes das categorias foram iguais ou acima da inflação Segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), nos cinco primeiros meses de 2009, 96% das negociações salariais entre trabalhadores e patrões terminaram com reajuste equivalente ou superior ao INPC, indicador de inflação calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No mesmo período do ano passado, a taxa foi de 89%. A análise do Dieese demonstra que 78% dos reajustes foram acima da inflação. Na indústria, por exemplo, o setor mais afetado pela crise econômica internacional, o percentual de reajustes igual ou acima da inflação ficou em 94%. No comércio nenhum reajuste foi abaixo da inflação e nos serviços, 77,6% dos acordos foram acima da inflação, 18,4% igual ao INPC e somente 4,1% inferior a inflação. Os banqueiros lucraram no 1º trimestre deste ano R$ 7,5 bilhões. Portanto, têm que reajustar bem acima da inflação, porque a crise não chegou lá!

Postado por Gustavo Mesquita em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: (13) 3202 1670

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!