Empresas não cumprem cota e 1 milhão de jovens ficam sem emprego

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
Empresas não cumprem cota e 1 milhão de jovens ficam sem emprego

Quase 1 milhão de jovens de 14 a 24 anos perderam a chance de ocupar uma vaga no mercado formal. 79% das vagas destinadas a aprendizes não foram preenchidas no último ano.
O Ministério Público do Trabalho de São Paulo informou que aproximadamente 1 milhão de jovens de 14 a 24 anos perderam a chance de ocupar uma vaga no mercado formal. Ou seja, 79% das vagas destinadas a aprendizes dentro das empresas não foram preenchidas no último ano.

De acordo com o artigo 429 da CLT, estabelecimentos comerciais com pelo menos sete empregados devem reservar, para os aprendizes, de 5 a 15% dos postos de trabalho que demandam qualificação profissional.

O procurador do trabalho que coordena a área de combate ao trabalho infantil, Rafael Marques, afirma que é um absurdo “terminar o ano de 2011 com uma taxa tão alta de vagas não preenchidas”. Ele relata que o Ministério Público do Trabalho “vai intensificar a fiscalização na área de aprendizagem” e que foi criado “um projeto nacional que dará suporte aos procuradores na proposição de termos de ajustamento de conduta para as empresas que não estão cumprindo as cotas.

O aprendiz tem os seguintes direitos trabalhistas: carteira assinada e salário da categoria profissional de enquadramento do curso de aprendizagem; carga horária de até 8 horas; descontado o tempo de sala de aula da carga diária; vale transporte; e em alguns casos vale refeição. O aprendiz também pode tirar férias e outros benefícios estipulados em acordos e convenções coletivas.

Fonte Radioagência NP
Postado por Fabiano Couto em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: (13) 3202 1670

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!