#SempreNaLuta
Estudantes de Santos são reprimidos pela Guarda Municipal
A Intersindical - Central da Classe Trabalhadora, o Sindicato dos Bancários de Santos e Região, outras centrais e movimentos realizaram, no início da tarde desta segunda-feira (1/6), ato em apoio aos estudantes que estavam acampados no Centro de Santos contra o aumento da passagem de ônibus na Cidade. Os jovens, que protestavam pacificamente, foram retirados à força pela Guarda Municipal na manhã de hoje (1/6), após seis dias de acampamento na Praça Mauá. O ato do movimento sindical na frente da Prefeitura garantiu que o governo municipal voltasse atrás e liberasse a manifestação dos estudantes.
No último dia 24 de maio, o preço da passagem de ônibus das linhas municipais de Santos aumentou 12%, passando de R$ 2,90 para R$ 3,25. Na pauta de reivindicações está o retorno ao valor anterior e congelamento da tarifa, passe livre para estudantes e idosos a partir dos 60 anos, além da volta do cobrador para auxiliar os motoristas que hoje acumulam diversas funções.
De acordo com relato dos estudantes, eles foram abordados de forma truculenta pelos guardas municipais. Além de recolher as barracas, a Guarda Municipal levou algumas faixas do grupo.
Logo após serem informados sobre o desmonte do acampamento, trabalhadores de várias categorias articularam o protesto de apoio. “O movimento sindical veio em solidariedade aos estudantes e atuará sempre que for necessário garantir a luta por direitos”, comentou o Secretário de Relações Internacionais da Intersindical, Ricardo Saraiva Big.
Reunião
Durante o protesto, trabalhadores e estudantes conseguiram se reunir com um representante da Prefeitura. “Foram devolvidos os materiais apreendidos e liberada a manifestação dos estudantes”, explicou Big, que participou da reunião.
Outra deliberação foi o agendamento de novo encontro, na semana que vem, para debater passe livre.
Curta nossa fanpage clicando aqui
Fonte Imprensa SEEB Santos e Região
Postado por Fernando Diegues em Notícias