Fundada a “Intersindical - Central da Classe Trabalhadora”
Cerca de 353 delegados eleitos por suas categorias de vários estados e cidades do Brasil como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Pará e outros fundaram, de forma unânime, a Intersindical - Central da Classe Trabalhadora, dia 30 de março de 2014.
Os delegados foram eleitos por entidades sindicais de várias categorias, oposições e minorias sindicais, associações de trabalhadores de caráter sindical de todo o País, além de movimentos populares urbanos e camponeses que organizam trabalhadores na luta por moradia, terra, trabalho, cultura, saúde pública; e indígenas. Leia Mais!
Fotos: Fernando Diegues | Foram eleitos 39 membros que compõem a direção nacional, sendo 19 na direção executiva. Também foram eleitos os 06 representantes para o conselho fiscal (03 titulares e 03 suplentes) da central.
50 anos do golpe civil militar: Ditadura Nunca Mais!
Há 50 anos, em 31 de março de 1964, o Brasil mergulhava em um dos períodos mais tristes e vergonhosos de sua história: O golpe civil militar e a consequente ditadura que assolou o País até 1985, cujas marcas permanecem até hoje.
Apoiados por grandes empresários, banqueiros, latifundiários e parte da Igreja Católica, que temiam que o Brasil passasse por uma série de reformas de base propostas pelo então presidente João Goulart, os militares tomaram o poder com a desculpa pífia de que buscavam proteger a nação. Poucas horas após o golpe, os porões da ditadura começaram a ser palco de torturas, abusos e mortes daqueles que lutavam por liberdade.
Meio século depois, as lutas por direitos e vida digna prosseguem e continuam sendo reprimidas pelo Estado. Não devemos nos cansar de ir às ruas e gritar: Ditadura nunca mais!
Sindicato lançará revista 11 de abril
Em 11 de abril de 2014 (data da intervenção no Sindicato dos Bancários de Santos e Região pelos golpistas de 1964) a diretoria realizará uma sessão da Comissão da Verdade, com a presença de Rosa Maria Cardoso da Cunha, integrante da Comissão Nacional da Verdade.
Na ocasião, também lançará a revista: A “perigosa” unidade dos trabalhadores na “Moscou Brasileira”, que aborda a organização dos trabalhadores no Fórum Sindical de Debates, o Navio Prisão Raul Soares e como a ditadura atingiu a categoria perseguindo-a de 1944 até 1976. Leia mais!
Postado por em
/home/seebsantos/public_html/b/themes/seeb/artigo.php