Empresas públicas

Fusão de Caixa e BB não é boa para ninguém

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
Fusão de Caixa e BB não é boa para ninguém

A equipe econômica do “governo” do presidente interino, Michel Temer, está estudando fundir a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. De acordo com informações publicadas pelo portal da revista Exame, o objetivo seria fazer da Caixa uma instituição menor e focada no mercado imobiliário, transferindo negócios como seguradora, cartões, crédito para empresas e varejo para o BB. O movimento sindical avalia que a medida causaria o fechamento de agências, redução do quadro de trabalhadores e perda de know how nos dois bancos.

Para a Caixa, 100% pública, a fusão representa a abertura de capital, já que o BB é uma empresa de economia mista. A fusão levaria ao fechamento de agências e redução do quadro nos dois bancos. Essa medida anularia o papel do banco público no país. O que a Caixa precisa é contratar mais para fortalecer seu papel social e estratégico para o Brasil. Mais uma vez, o governo interino dá sinais de que pretende enfraquecer empresas públicas para, após o desmonte, privatizá-las.

Além dos prejuízos para trabalhadores e população, a fusão levaria a perda de know how nas duas instituições. Os dois bancos públicos exercem papel importante na concessão de crédito em setores que, muitas vezes, não são de interesse da iniciativa privada e cobram taxas de juros muito menores. Ao longo dos anos, a Caixa acumulou grande expertise no financiamento imobiliário, assim como o BB no financiamento rural e do comércio exterior. Fundir os dois bancos públicos coloca em risco esse conhecimento adquirido.


Líder e vice

Recentemente, a Caixa ultrapassou o Itaú e se tornou o segundo maior em ativos do país, atrás apenas do BB. Tentam desgastar a imagem dos bancos públicos, mas os números só corroboram a importância deles para o país. Fundir as duas maiores instituições financeiras, elevando ainda mais a absurda concentração bancária no Brasil, é irresponsável sob qualquer ótica. Hoje, os cinco maiores já detêm 81,3% do total de ativos do sistema financeiro.

Fonte Com informações da Seeb SP
Postado por Comunicação SEEB Santos e Região em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: (13) 3202 1670

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!