Grupo Vozes
Grupo Vozes do Sindicato canta há 19 anos para alegrar corações!
O Grupo Vozes, do Sindicato dos Bancários de Santos e Região, vem desde 2002 cantando para alegrar corações
O projeto do Coral foi levado para o Sindicato dos Bancários de Santos e Região, inicialmente por um grupo de banespianos, pelas mãos de Maria Aparecida Santos, a Cidinha, na época diretora do Sindicato. E assim, no dia 14 de maio de 2002, o coral deu início a cantoria com um pequeno grupo.
Hoje, o Grupo Vozes conta com vários bancários, familiares e pessoas da comunidade. Para participar basta gostar de música, não precisa saber cantar. Os ensaios presenciais são as terças-feiras, das 18 às 20 horas, no Sindicato, Av. Whasington Luiz, 140, em Santos/SP. Atualmente, interrompidos por conta da pandemia. Ao invés disso, são realizados por plataformas de reunião virtual.
Desde 2020, os cantores e músicos encontraram uma forma de seguir com o som utilizando a tecnologia, que tornou-se uma super aliada em tempos de isolamento. Os ensaios das músicas são feitos por meio de aplicativos, e as apresentações presenciais deram lugar às gravações e vídeos com belas edições.
Desde início, o coral é liderado pela maestrina Simone Schumacher, que reúne todas as vozes em um trabalho diário. Apesar de recompensante, os resultados só são possíveis graças à dedicação dos participantes apesar das dificuldades em ensaiar e gravar de casa.
Nos últimos tempos, as músicas apresentadas pelo coral são compostas por artistas da Baixada Santista que cederam seus trabalhos para o grupo fazer os arranjos – o Projeto Cantos da Praia, que é inédito na região. O espetáculo participou do encontro de corais da Prefeitura de Santos, no Teatro Coliseu e no Sesc Santos, além da estreia no auditório do Sindicato dos Bancários de Santos.
“Nós sempre acreditamos na arte, na música, na cultura como ferramenta de transformação do cidadão. E assim, o Sindicato apoia e dá estrutura ao Coral Grupo Vozes nesses 19 anos de sucesso. Nestes tempo difíceis, pesados de crise sanitária, perdas de familiares e amigos queridos precisamos ainda mais da arte”, relata Eneida Koury, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.
Fonte Comunicação do SEEB de Santos e Região com informações da Afubesp
Postado por Gustavo Mesquita em Notícias
Atualizado em: 20 de maio de 2021