Sem Rumo
IBGE cancela processo seletivo do Censo 2022. Boicote do governo?
O Instituto diz que os candidatos serão reembolsados. Em abril, já havia cancelado o censo para 2021. Na ocasião, o IBGE informou que a decisão de suspender as provas foi tomada devido ao corte de 96% dos recursos previstos no Orçamento Geral da União para a realização do Censo Demográfico, previsto para este ano
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta segunda-feira (18) o cancelamento do processo seletivo para as funções de recenseador, agente censitário municipal e agente censitário supervisor. O concurso estava suspenso desde abril deste ano.
Em nota, o IBGE justifica que o contrato com o Cebraspe - banca organizadora do processo seletivo do Censo Demográfico 2022 - não foi prorrogado, tendo terminado hoje (18.10.2021).
O IBGE também informou que está organizando a devolução dessas inscrições e que fará um comunicado assim que estiver equacionado - o que será 'em breve'.
Veja a nota do IBGE sobre o cancelamento do Censo 2022
"O IBGE informa que o contrato com o Cebraspe como empresa organizadora do processo seletivo simplificado (PSS) do Censo Demográfico 2022, que termina hoje (18.10.2021), não será prorrogado.
Desse modo, o PSS para as funções de recenseador, agente censitário municipal e agente censitário supervisor, que estava suspenso, passará à condição de cancelado.
Conforme previsto no edital, em casos como esse, de cancelamento, o IBGE publicará nos seus canais oficiais os procedimentos para a devolução das taxas de inscrição já efetuadas.
O Instituto já está adotando as providências para nova seleção de empresa organizadora do processo seletivo para o Censo 2022."
Entenda o caso
O IBGE suspendeu em abril deste ano, as provas do processo seletivo para recenseadores e agentes censitários que iriam trabalhar no Censo 2021. De acordo com o instituto, as provas seriam realizadas nas datas programadas no edital – 18 e 25 de abril. A seleção previa a abertura de 204 mil vagas.
Na ocasião, o IBGE informou que a decisão de suspender as provas foi tomada devido ao corte de 96% dos recursos previstos no Orçamento Geral da União para a realização do Censo Demográfico, previsto para este ano.
No comunicado, o Instituto ressaltava que o processo seletivo não havia sido cancelado e que avaliaria com o Cebraspe um novo planejamento para aplicação das provas "a depender de um posicionamento do Ministério da Economia acerca do orçamento do Censo Demográfico”.
É bom lembrar que um país que não pesquisa seus problemas de infraestrutura sanitária, pobreza, habitação, desemprego, queimadas, poluição e tantos que afligem a população brasileira, não tem como se planejar para resolvê-los. Sem pesquisa o país está sem rumo!
Fonte recontaaí com edição da Comunicação do SEEB de Santos e Região
Postado por Gustavo Mesquita em Notícias