Coronavírus

Incidência de covid-19 em Santos é cinco vezes maior que no Brasil

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
Incidência de covid-19 em Santos é cinco vezes maior que no BrasilFernando Diegues

Segundo classificação do Ministério da Saúde, essas estatísticas colocam Santos em uma situação considerada de "emergência"

A incidência proporcional de covid-19 em Santos é cinco vezes maior que em todo o País e quase três vezes maior que no Estado de São Paulo. Relativamente ao tamanho da população, a Cidade possui mais casos inclusive que a capital paulista, epicentro da pandemia no Brasil.

 

De acordo com a classificação do Ministério da Saúde, essas estatísticas colocam Santos em uma situação considerada de "emergência", por apresentar um índice mais de 50% maoir que o nacional na proporção de casos confirmados. Segundo o órgão do governo federal, nesses casos, medidas de flexibilização da quarentena devem ser evitadas ou tomadas com mais precauções que em outras cidades.

 

Os índices (gráficos abaixo) são baseados em informações oficiais do Ministério da Saúde e das secretarias municipais de Saúde. O coeficiente de incidência é calculado pelo governo federal em cada um dos estados com base no número de casos confirmados a cada um milhão de habitantes.

 

Em Santos, o índice apurado na última terça-feira (14) foi de 623,11, enquanto a cidade de São Paulo chegava a 621,41, o Estado a 227,11, a Baixada Santista a 260,9, e o Brasil a 119,05.

 

As medidas de quarentena estão mantidas na Cidade até 22 de abril, quando haverá nova avaliação do avanço da pandemia.

 

Em quantidade de óbitos por habitante, com índice de 41,54, o município santista também apresenta incidência superior às registradas na Baixada Santista (16,62), no Estado (16,84) e no País (7,22).

 

Quanto à letalidade, Santos está próximo da média nacional, com 6,7% de mortes entre os casos confirmados da doença. No Brasil, o percentual é de 6,1%, enquanto no estado paulista o índice sobre para 7,4%.

 

Grupo de Risco

Em Santos, dos 21 óbitos registrados até esta quarta-feira (15) em decorrência do coronavírus, 18 foram de pacientes com mais de 60 anos. Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 19,2% da população da Cidade é idosa, o que representa atualmente um grupo de cerca de 83 mil pessoas entre os 433.331 habitantes estimados.

 

 

Incidência de covid-19 em Santos é cinco vezes maior que no Brasil

 

Incidência de covid-19 em Santos é cinco vezes maior que no Brasil

 

Incidência de covid-19 em Santos é cinco vezes maior que no Brasil

Fonte Prefeitura de Santos
Postado por Comunicação SEEB Santos e Região em Notícias
Atualizado em: 16 de abril de 2020

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: (13) 3202 1670

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!