70 anos da Federação Sindical Mundial

Intersindical participa de simpósio internacional da FSM

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
Intersindical participa de simpósio internacional da FSM

A Intersindical – Central da Classe Trabalhadora e a diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região, juntamente com outras centrais e sindicatos de todo mundo, participam do Simpósio Sindical Internacional, entre os dias 1 e 3 de outubro, em São Paulo, em homenagem aos 70 anos da Federação Sindical Mundial (FSM). 

O Simpósio discute soluções e estratégias de resistência à crise do capitalismo mundial, como a segurança dos empregos, a conjuntura e os desafios para a classe trabalhadora. Na ocasião, vão debater a geopolítica e os projetos de integração da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos – CELAC e os desafios do sindicalismo mundial.

Além dos debates, neste sábado (3), realizam um Ato Mundial Anti-Imperialista e Confraternização Cultural, na Praça das Artes – Av. São João, 281, no centro de São Paulo. O evento é aberto ao público.

Ricardo Saraiva Big, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região, e como Secretario de Relações Internacionais da Intersindical, destaca que a grande mídia ignora, por exemplo, “a verdade imperialista que se esconde no deslocamento de milhares de pessoas e de refugiados. Tudo o que está acontecendo é fruto de uma política imperialista que abriu as fronteiras ao capital, às mercadorias e ao lucro, mas não às pessoas”, afirma Big. O evento reúne 126 representantes de 78 organizações sindicais e sociais de 42 países.

 

Federação Sindical Mundial

A FSM surgiu em outubro de 1945, em Paris, com a participação de 56 organizações nacionais de 55 países e 20 organizações internacionais, representando 67 milhões de trabalhadores e trabalhadoras. Sua sede está localizada em Atenas (Grécia).

Hoje a entidade conta com cerca de 80 milhões de membros em 120 países e se organiza na forma de Congresso Sindical Mundial, Conselho Presidencial e Secretariado, além de escritórios regionais (por continente) e as chamadas Uniões Internacionais Sindicais (UIS), que organizam os trabalhadores por categoria.

A Federação segue a linha do movimento sindical classista e luta contra o capital e o imperialismo. É a criadora da Organização Internacional do Trabalho – OIT. Têm representantes na Organização das Nações Unidas – ONU, Unesco, FAO e OIT. Atualmente, tem 80 milhões de membros em 120 países.

 

Bancários de Santos filiam-se à FSM

O Sindicato dos Bancários de Santos e Região, ligado a Intersindical, filia-se à FSM no Simpósio Sindical Internacional. Ele é o primeiro sindicato da Intersindical a filiar-se na FSM.

“É importante intensificar as lutas da classe trabalhadora no mundo. A FSM cumpre este papel internacionalmente. Necessitamos de ampla mobilização para construir uma plataforma unitária, que agregue os mais plurais pensamentos em defesa do protagonismo da classe trabalhadora. Esta Federação tem o compromisso inegável em defender o trabalhador e o socialismo”, finaliza Big.

 

INTERSINDICAL - Central da Classe Trabalhadora

A INTERSINDICAL tem em suas resoluções uma concepção e uma prática unitária, democrática e internacionalista, que estimula a solidariedade entre trabalhadores e trabalhadoras e combina a luta imediata por melhores condições de vida com a luta política por uma sociedade democrática, livre, igualitária e socialista.

É uma organização para as lutas dos trabalhadores e trabalhadoras, da cidade ou do campo, da ativa ou aposentados, do setor privado ou público, do trabalho formal ou informal. Combate todas as formas de opressão, como gênero, etnia ou orientação sexual e defende um novo projeto para o Brasil. Nossa central reúne sindicatos e demais entidades sindicais, grupos de trabalhadoras e trabalhadores organizados em oposições e minorias sindicais e setores do movimento popular, tendo representação destes setores em sua Direção.

Defende a liberdade, a autonomia e a independência política em relação a patrões, Estado, governos e partidos políticos. Questiona a atual estrutura sindical e se mantém pelas contribuições financeiras das entidades filiadas.

É uma entidade plural, democrática e combativa e é uma organização aberta a todos que concordam com seus princípios e práticas.

 

Trabalhadores: levantemo-nos contra a barbárie capitalista, pela paz e por um mundo sem exploração!

Escrito por: Gustavo Mesquita
Fonte Imprensa Seeb Santos e Região
Postado por Comunicação SEEB Santos e Região em Notícias
Atualizado em: 05 de outubro de 2015

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: (13) 3202 1670

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!