Grupo Itaú gerou 2.647 atendimentos no órgão no primeiro trimestre. Telefônica e Bradesco ficaram, respectivamente em 2º lugar e 3º lugar.
O Grupo Itaú-Unibanco lidera o ranking on line das empresas que mais geram reclamações no primeiro trimestre de 2012, segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (2) pela Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.
A lista das das empresas mais reclamadas nos três primeiros meses deste ano pode ser consultada no site do Procon-SP.
Depois do Itaú, as empresas que mais geraram queixas ao Procon-SP neste ano foram, respectivamente,Telefônica (2º), Bradesco (3º), Claro (4º), Embratel (5º), Santander (6º), Eletropaulo (7º), Net (8º), Tim (9º) e Sky (10º) são, respectivamente, as empresas . O G1 entrou em contato com as empresas e aguarda retorno.
O ranking, atualizado diariamente e disponível no site do Procon-SP aponta que o grupo Itaú, formado por 20 empresas, gerou 2.647 atendimentos este ano e resolveu 91% dos casos na fase preliminar do atendimento.
Lançado em no Dia Mundial do Consumidor, 15 de março, o ranking on line do Procon traz o nome das empresas mais reclamadas desde janeiro de 2012 (clicar a opção “Atendimento”), a lista das irregularidades (clicar na lupa) e empresas que fazem parte do grupo de negócios (clicar nas barrinhas). Se quiser saber o índice de casos solucionados pelas empresas basta clicar “Índice de Solução” ao entrar no ranking.
No começo de março, o Procon-SP divulgou ranking de reclamações fundamentadas de 2011. Nesta lista, o Bradesco ficou em 1º lugar, seguido pela empresa de comércio eletrônico B2W – que compreende a Americanas.com, Submarino e Shoptime – e pelo Itaú Unibanco.
Outro lado
Em nota, o Itaú-Unibanco afirmou que a quantidade de casos resolvidos de forma rápida e consensual (91%) demonstra a preocupação e cuidado que a empresa trata cada manifestação de seus clientes. "Continuaremos investindo para reduzir falhas e aprimorar os serviços de atendimento ao cliente, para que essas questões sejam resolvidas diretamente com a Instituição, sem a necessidade do envolvimento do Procon, disse o banco. "Estamos negociando com o Procon SP compromissos públicos de melhoria nesses indicadores", acrescentou.
O Bradesco informou, em nota, que a queda da posição do banco no ranking "é resultado do esforço permanente para melhorar a qualidade do atendimento aos seus clientes”.
A Claro informou que tem investido para melhorar seu atendimento e destacou o "compromisso de atender cada vez melhor seus clientes, colocando à disposição seus canais de atendimento telefônico, chat online, e-mail, videoatendimento, atendimento pessoal, por carta e virtual".
O Santander afirma que continua com trabalho intenso de aperfeiçoamento e capacitação de suas equipes de atendimento. "Nossa meta é superar a expectativa de nossos clientes, transformando problemas em oportunidades e agindo com transparência", informou.
A Net afirma que tem conseguido melhoria no índice de reclamações recebidas e que investe constantemente no treinamento de seus funcionários, atualização tecnológica, e infraestrutura de rede e inovação. "A empresa está atenta ao ranking divulgado hoje e reforça seu comprometimento com a melhoria da prestação de seus serviços e qualidade em atendimento", informou em nota.
A Tim informou que vem desenvolvendo ações preventiva para reduzir as demandas dos clientes e que registrou um aumento de 17,7% da base de clientes no estado de São Paulo em 2011. "Ao considerar a nossa grande base de usuários e a intensa usabilidade de nossos serviços, o volume de reclamações deve ser relativizado", informou, acrescentando que vem mantendo o melhor desempenho nos indicadores do Plano Geral de Metas de Qualidade da Anatel, com 100% de cumprimento das metas de atendimento desde agosto de 2010.
A SKY diz que atua em conjunto com a Anatel e com órgãos de defesa do consumidor no intuito de reduzir as reclamações. "Embora a empresa atenda milhões de consumidores, seus índices de reclamação estão entre os mais baixos do setor de telecomunicações. O aumento das reclamações no Procon trata-se de uma questão pontual, resultado do grande aumento de assinantes na faixa de consumidores que nunca tiveram TV paga e, dessa forma, a demanda em relação aos serviços, seja informações, solicitações aumentou consideravelmente", informou.