Consciência Negra

Luta sindical faz Santander respeitar feriado da Consciência Negra

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
Luta sindical faz Santander respeitar feriado da Consciência NegraPaulo Pinto/1fotos Públicas

Depois da denúncia do sindicato de que o banco espanhol impôs aos seus funcionários trabalhar no feriado da Consciência Negra, o Santander voltou atrás e não abre dia 20/11 na Baixada Santista

O Santander comunicou a todos seus funcionários que iriam trabalhar no feriado do dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, um dia em que o comércio, repartições públicas e indústrias de Santos e outras cidades da Baixada Santista concedem folga para a maioria dos trabalhadores em alusão à escravidão, torturas e mortes sofridas pela raça negra no País. A data é uma homenagem à morte de Zumbi dos Palmares, símbolo de liberdade e luta da cultura negra.

 

Imediatamente o Sindicato de Santos e Região tornou pública as denúncias de exploração e o descaso com a importância social e humana deste feriado brasileiro. O banco teve que voltar atrás. Somente a luta liberta! Sindicalize-se e tenha o sindicato ao seu lado, na defesa de seus direitos e interesses.

 

Péssimo ambiente de trabalho

 

O Santander vem se notabilizando por oferecer o pior ambiente de trabalho aos bancários entre todos os outros bancos instalados no Brasil, diga-se que também não são exemplos de tratamento com a justiça merecida a categoria.

 

“No Santander a situação dentro das agências é desastrosa. Os colegas bancários acumulam e estão sobrecarregados de trabalho, seja por falta de pessoal, seja por ameaças por metas dobradas e demissões em plena pandemia.

 

O banco é recordista em casos de Covid-19, na região e demissões no país. O tratamento do bancário brasileiro é pior, que o dispensado na Europa por exemplo. Onde eles não demitiram pais e mães durante esta crise”, enfatiza Fabiano Couto, secretário de Comunicação do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e funcionário do Santander.

 

Na Baixada Santista foram 30 demissões e dezenas contraíram a doença Covid-19 . O Santander vem ignorando feriados, como já fez com o feriado estadual paulista da Revolução Constitucionalista de 9 de julho.

 

Histórico do Dia da Consciência Negra

 

O Dia da Consciência Negra é comemorado no Brasil no dia 20 de novembro e em 1.260 cidades foram aprovadas leis decretando feriado nesta data que lembra a morte de Zumbi dos Palmares, escravo que virou símbolo da luta do povo negro contra a escravidão ao liderar o Quilombo dos Palmares, em Pernambuco. Confira no final da matéria onde é feriado em 20 de novembro.

 

Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo. O dia 20 de Novembro foi incluído em 2003 no calendário escolar nacional. Mas, somente em 2011, a então presidenta Dilma Rousseff (PT) sancionou a Lei 12.519 que instituiu oficialmente a data como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

 

Cada estado ou cidade brasileira tem de aprovar uma lei regulamentando o feriado cujo objetivo é fazer uma reflexão sobre a luta do povo negro, em especial neste momento de retirada de direitos conquistados, comandada pelo governo de Jair Bolsonaro.

 

É também dia de debater a importância do povo e da cultura africana no Brasil, com seus respectivos impactos políticos no desenvolvimento da identidade cultural brasileira, seja por meio da música, da política, da religião ou da gastronomia entre várias outras áreas que foram profundamente influenciadas pela população negra.

 

Onde tem feriado?

 

Segundo dados de 2018, seis estados brasileiros aprovaram leis que determinam o feriado de 20 de novembro em todos os seus municípios: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Maranhão.

 

O Estado de São Paulo não tem uma lei estadual, mas legislações municipais determinam o feriado em 106 cidades, incluindo a capital paulista.

 

No Distrito Federal e em oito estados – Acre, Ceará, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Sergipe– não é feriado em nenhuma cidade.

 

“Os dados acima mostram que há racismo na dificuldade de se conceder o feriado do Dia da Consciência Negra em todo o país”, finaliza Fabiano Couto.

Fonte Comunicação do SEEB de Santos e Região
Postado por Gustavo Mesquita em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: (13) 3202 1670

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!