Educação e Reforma da Previdência
Marchas contra corte na educação e Reforma reúnem 30 mil em Santos!
A diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região, a Intersindical – Central da Classe Trabalhadora, trabalhadores, estudantes, pais de estudantes e professores realizaram em Santos, dias15 e ontem 30/5, manifestações contra os bloqueios na educação e a Reforma da Previdência. Eles marcharam pela avenida Ana Costa, até a Pça. das Bandeiras, no Gonzaga. Os protestos reuniram juntos cerca de 30 mil pessoas.
“A luta por melhor educação, o futuro e a democracia do Brasil é mais do que justa. Temas que não estão na pauta deste governo. Bolsonaro ao dizer que os manifestantes são uns idiotas úteis, uns imbecis, demonstra seu desprezo pela educação, professores, alunos, pesquisas, a democracia e o futuro do País. Contra a Reforma da Previdência e por empregos, convocamos todos para uma grande Greve Geral dia 14 de junho”, conclama Eneida Koury, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.
Entenda o Bloqueio na educação
Em abril, o Ministério da Educação divulgou que todas as universidades e institutos federais teriam bloqueio de recursos. Em maio, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) informou sobre a suspensão da concessão de bolsas de mestrado e doutorado, o que prejudicou milhares de estudantes de baixa renda.
De acordo com o Ministério da Educação, o bloqueio é de 24,84% das chamadas despesas discricionárias — aquelas consideradas não obrigatórias, que incluem gastos como contas de água, luz, compra de material básico, contratação de terceirizados e realização de pesquisas. O valor total contingenciado, considerando todas as universidades, é de R$ 1,7 bilhão, ou 3,43% do orçamento completo — incluindo despesas obrigatórias.
Dia 14 de junho tem Greve Geral pela Educação e Previdência Públicas!
Escrito por: Gustavo Mesquita
Fonte Comunicação do SEEB de Santos e Região
Postado por Gustavo Mesquita em Notícias