Em defesa da Democracia!

Movimentos populares convocam manifestações em todo o país nesta segunda, 9

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
Movimentos populares convocam manifestações em todo o país nesta segunda, 9

Atos em defesa da democracia ocorrem nesta segunda em todo o país no final da tarde. São Paulo terá atos no Largo São Francisco e no Masp. "Iremos participar contra o golpismo, o terrorismo, a destruição do patrimônio público e por toda a sociedade democrática", diz Élcio Quinta, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região

Manifestações em defesa da democracia ocorrem em todo o Brasil ao longo desta segunda-feira (9). Os atos estão programados pelas Frentes Povo Sem Medo, Brasil Popular, Intersindical Central da Classe Trabalhadora e Fórum das Centrais Sindicais, Coalizão Negra Por Direitos e Convergência Negra. As manifestações no Brasil devem ocorrer a partir das 17h. Em São Paulo, a concentração será no Masp, às 18h, onde a diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região irá participar.

 

Antes, já houve um ato às 12h no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no Largo São Francisco, centro da capital paulista. A faculdade, o coletivo USP pela Democracia e a reitoria da universidade convocam esse ato.

 

Em Brasília, movimentos convocaram para um protesto “Fora, Ibaneis“, às 10h, em frente ao Palácio do Buruti. Afastado por 90 dias, o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha é responsabilizado, por omissão ou cumplicidade, pelos atos terroristas.

 

Ainda na noite deste domingo, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que “criminosos serão tratados como criminosos“. Dino anunciou que a primeira prioridade do domingo, desmontar o atentado terrorista às sedes dos Três Poderes, está alcançada. Vândalos invadiram os prédios do Supremo Tribunal Federal, do Palácio do Planalto e do Congresso. A destruição atingiu obras de arte, vidraças, móveis, equipamentos – inclusive com roubo de armas e munições do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

 

“Isso é terrorismo, é golpismo. Temos a certeza de que a imensa maioria da população não quer a implementação dessas trevas”, afirmou Dino. Ele citou pesquisa em que 90% dos brasileiros repudiam o terrorismo bolsonarista.

 

Dino disse ainda que centenas pessoas foram presas em flagrante e que as prisões continuam ao longo da noite. Segundo o ministro, o governo identificou e apreendeu ônibus que levaram terroristas a Brasília.

 

“Quem financia crime, criminoso é. Nós chegaremos aos financiadores dos atos”, garantiu Dino.

 

Confira íntegra da convocação dos Movimentos

As organizações sindicais e populares que integram as Frentes Brasil Popular, a Frente Povo Sem Medo, o Fórum das Centrais Sindicais, a Coalizão Negra Por Direitos e a Convergência Negra, reunidas em defesa do Estado Democrático de Direito vêm a público para:

 

Registrar o mais veemente repúdio aos atos de vandalismo e criminosos praticados no dia de hoje em Brasília, que atentam contra a democracia e depredaram a sede dos três poderes da República. Adotamos estado de mobilização e vigilância permanente em defesa da democracia, do governo legitimamente eleito, contra o golpismo e pela punição dos responsáveis pelos ataques às instituições.


Orientar todas as organizações sindicais e populares, bem como toda militância social do campo democrático e progressista a manifestarem-se nas ruas de todo o país no final da tarde desta segunda-feira (9/01), em defesa da democracia, das instituições e da soberania do voto popular.


Construir ato político a realizar-se em Brasília na próxima quarta-feira (11/01) com foco na defesa da democracia, no repúdio aos ataques às instituições da República praticadas por fascistas neste domingo e na defesa de que aqueles que financiaram e praticaram crimes sejam responsabilizados. Realizaremos essas manifestações em aliança com todos as lideranças, autoridades e segmentos da sociedade comprometidos com a defesa do Estado Democrático de Direito.


Reunir-se, em preparação, com partidos, centrais sindicais, movimentos populares e organizações da sociedade com atuação nacional nesta segunda-feira, 09 de janeiro, às 14 horas, por videoconferência.

Fonte Rede Brasil Atual com edição da Comunicação do SEEB de Santos e Região
Postado por Gustavo Mesquita em Notícias
Atualizado em: 09 de janeiro de 2023

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: (13) 3202 1670

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!