Os funcionários, em assembleia realizada dia 16/06, mantiveram o Estado de Greve e irão aguardar os encaminhamentos propostos na reunião realizada, dia 10, das 14h às 18h, em São Paulo e acumular forças para se mobilizar pelos seus direitos na Campanha Salarial 2010.
Salientamos que a partir da paralisação do dia 02/06, de todas as unidades da Nossa Caixa, das 8h Às 12h, na Baixada Santista, a diretoria do Banco do Brasil agendou uma reunião urgente de negociação. Estavam presentes nesta reunião, o Presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região, Ricardo Saraiva-Big, a Secretaria Geral do Sindicato de Santos, Eneida Koury, o Secretário de Finanças e funcionário da Nossa Caixa em Santos, João Carlos Faria, e o assessor do Sindicato Álvaro Araújo, pelo banco estavam o responsável pela Gerência de Gestão de Pessoas e Marketing - UGTBNC, Carlos Netto, e Carlos Célio de Andrade Santos, diretor superintendente do Economus.
O Sindicato também pediu providências para as demandas ao superintendente regional de Varejo Santos do BB, Adilson Nascimento Ferreira, que levantou os problemas nas agências da Baixada Santista e encaminhou as suas propostas de corrigi-los à diretoria do Sindicato, que explicou em assembleia todo o andamento das negociações.
Muitos dos problemas levantados pela diretoria do Sindicato de Santos e Região são de âmbito geral e atingem todos os funcionários, por isso são temas de negociações com a diretoria do Banco do Brasil, em Brasília. A expectativa do Sindicato era de que as demais bases acompanhassem a mobilização, fato que não ocorreu! Porém, os funcionários da Baixada , além de saírem vitoriosos, acumulam forças para a Campanha Salarial.
No entanto, outros problemas urgentes como o atendimento da Cassi e do Economus estão sendo resolvidos pela UGT/BNC. Um exemplo é que todos que iniciaram tratamento pela Cassi terão seus direitos preservados. Outra conquista do Sindicato foi à abertura de opção para o Economus (Prevmais) para todos os funcionários. Os casos individuais também estão sendo solucionados (vejam todos os relatórios das negociações no site:www.santosbancarios.com.br).
Pioneirismo na luta dos funcionários
A diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos parabeniza todos os funcionários da Nossa Caixa, lotados na Baixada Santista, por ser a única base sindical do Estado de São Paulo a paralisar, das 7h às 12h, dia 02/06, todas as unidades. Por força desta mobilização, organizada pelo nosso Sindicato, é que se abriram as negociações com o Banco do Brasil.
Com isso, a diretoria do Sindicato e funcionários da Nossa Caixa levantaram todas as demandas e enviaram UGT/BNC, A/C Carlos Netto, e Economus, A/C Carlos Célio de Andrade Santos. O resultado da mobilização garantiu direitos para todos os funcionários da Nossa Caixa no Estado de São Paulo.
Funcionários incorporados pelo BB são discriminados e perdem direitos
Depois da incorporação da Nossa Caixa pelo Banco do Brasil os cerca de 400 funcionários da Nossa Caixa, na Baixada Santista, estão sendo prejudicados e discriminados. Seus direitos estão sendo retirados sem nenhuma explicação da diretoria do Banco do Brasil - BB.
Os representantes do BB dizem que todos, agora, são seus funcionários. Contudo e principalmente os bancários da Nossa Caixa estão arcando com as perdas da fusão como a gratificação variável, o plano de saúde da Cassi , plano de previdência da Previ, Plano de Cargos e Salários e outros direitos.
Por isso, foram realizados um Encontro, dia 26/05, no Sindicato dos Bancários de Santos e Região, onde foi deliberado pelos funcionários do BNC um calendário de luta. A partir deste calendário realizaram uma paralisação de todas as unidades da Nossa Caixa da Baixada, das 7h às 12h, dia 02/06. Depois, em assembleia dia 09/06, entraram em Estado de Greve e aguardaram as negociações do dia 10/06. Por último realizaram a assembleia do dia 16/06 que culminou no encaminhamento acima já explicado.