Projeto de Lei
PL que inclui prioridade de vacinação dos bancários é aprovado na Câmara
Após aprovação na Câmara dos Deputados, Projeto de Lei agora vai para votação no Senado Federal
Foi aprovado no início da tarde desta quinta-feira, 17, o Projeto de Lei (PL) 1011/2020, que trata da inclusão de categorias profissionais essenciais no Plano Nacional de Imunização (PNI) para a vacinação contra a Covid-19. O PL foi aprovado na Câmara dos Deputados com a emenda de redação que incluiu a categoria bancária no PNI.
Agora, o PL vai para votação no Senado e, em caso de aprovação, vai para a aprovação do presidente. A inclusão da categoria como prioritária na vacinação foi produto de um processo de lutas, com pressões das entidades sindicais e do Comando Nacional dos Bancários. Na semana passada, representantes dos bancários entregaram ofício ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, solicitando a inclusão da categoria bancária no PNI.
A inclusão da categoria bancária como prioritária na vacinaçao tem sido uma luta constante do movimento sindical, do Comando Nacional e da bancada de oposição no Congresso. Além da categoria bancária, foram incluídos os motoristas de aplicativo e as trabalhadoras domésticas. Os trabalhadores já estão em contato com senadores para reivindicar a aprovação do PL no Senado
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), compilados pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), mostram que a categoria bancária registrou um crescente número de encerramento de contratos de trabalho por morte, seguindo uma tendência similar aos casos de óbitos desde o início da pandemia do novo coronavírus.
No primeiro trimestre de 2020, o impacto da pandemia do novo coronavírus foi quase nulo, com uma média mensal de óbitos de 18,33 vidas. Já no mesmo período deste ano (2021), com o agravamento da pandemia no país, a média mensal de óbitos se elevou para 52 vidas, com crescimento de 176,4%.
Sindicato de Santos e Região iniciou batalha em janeiro
O Sindicato dos Bancários de Santos e Região iniciou a campanha pela priorização dos bancários na vacinação em janeiro. Ganhou reforço nacional do movimento sindical, da Fenaban e de deputados, em março.
Desde o ano passado, o Sindicato dos Bancários de Santos e Região vem fazendo uma campanha de prevenção para que os bancos sigam os protocolos firmados entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban. Isto culminou num avanço quando, em janeiro de 2021, foram protocolados ofícios em todas as prefeituras da Baixada Santista para inclusão dos bancários na prioridade da vacinação.
Fonte Informações da Contraf com edição do Seeb Santos e Região
Postado por Comunicação SEEB Santos e Região em Notícias