Presidente do Sindicato participa de encontro com Presidente da Venezuela, em Brasília

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
Presidente do Sindicato participa de encontro com Presidente da Venezuela, em Brasília

O presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região, Ricardo Saraiva Big, foi um dos convidados a participar do encontro entre militantes sociais, estudantes, dirigentes partidários, parlamentares e sindicalistas com o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, dia 09 de maio, no auditório do centro Darcy Ribeiro, na Universidade de Brasília (UnB). 

Big, além de representar o Sindicato de Santos e Região, também esteve lá como coordenador nacional da Intersindical e um dos representantes da direção nacional do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Entre os integrantes da delegação do PSOL, estavam também o presidente e deputado federal Ivan Valente, o senador Randolfe Rodrigues, o deputado federal Chico Alencar, a ex-deputada Luciana Genro, o presidente do PSOL do Distrito Federal, Antônio Andrade (Toninho do PSOL) e outros membros da direção nacional. 

Com origem no movimento dos trabalhadores metroviários, tendo trabalhado desde jovem como condutor no Metropolitano de Caracas, Maduro soube dialogar com o público, formado majoritariamente por militantes de movimentos sociais e de partidos de esquerda. “Somos um governo de uma revolução popular e democrática. O que está em curso na Venezuela e também em alguns países da América Latina é uma batalha de valores e de ideias”, disse o presidente Venezuelano, ao se referir ao processo revolucionário em andamento no seu país. Ele firmou o compromisso de que continuará o legado de Hugo Chávez, quem, segundo ele, representava genuinamente o povo venezuelano. Ainda sobre o companheiro Chávez, Maduro ressaltou a capacidade e inteligência com que ele conduziu a “revolução bolivariana, popular e socialista” nesses últimos anos 

Em relação à entrada da Venezuela no Mercosul, Maduro disse que o objetivo é “fortalecer” o bloco, para garantir a soberania da América Latina. “Construir um Mercosul voltado para aos interesses dos trabalhadores e dos povos da América Latina”, pontuou.

O presidente venezuelano também falou das diversas lutas dos povos da região. “Cada um com suas particularidades, vamos unindo forças para construir o futuro da América Latina”, enfatizou, arrancando uma forte reação do público.

Uma crítica que não poderia faltar no discurso do novo presidente venezuelano, que enfrentou ao longo dos últimos dois meses a investida de setores conservadores e empresariais do país, foi quanto ao papel desempenhado pela mídia, tanto em relação à Venezuela como em relação aos governos populares de outros países da região. Segundo o presidente, mesmo com toda a manipulação dos meios de comunicação, o processo revolucionário e popular implementado nos anos de governo Chávez segue firme, com o apoio da população.

Ao final da conferência, após as falas dele e dos representantes do MST, da UNE, da FUP (Federação Única dos Petroleiros) e da Fundação Darcy Ribeiro, Nicolás Maduro foi presenteado com as bandeiras das organizações presentes, incluindo a do PSOL. O deputado Ivan Valente, o senador Randolfe Rodrigues e a dirigente nacional do partido Luciana Genro também fizeram uma saudação pessoalmente ao presidente da Venezuela.

Fonte Gustavo Mesquita com PSOL Nacional
Postado por em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: (13) 3202 1670

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!