Pandemia
Santander: Bancário, não caia na coação notifique sintomas ou contaminação da Covid-19!
Funcionário que não notificar que está com sintomas ou contraiu o novo coronavírus ou qualquer doença transmissível pode pegar de um a quatro anos de prisão e multa. Portanto, não deixe que seu gestor faça coação para suprimir a doença visando abrir a unidade!
Conforme denúncias, alguns gestores dentro do Santander estão coagindo seus subordinados a não declararem sintomas de covid-19 à telemedicina e não fazer o teste para detectar o vírus. Os funcionários que sentirem-se pressionados devem denunciar imediatamente aos diretores do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.
>> Bancário: responda a pesquisa até 29/6 e participe da Campanha Salarial 2020
O bancário que se deixar levar pela pressão e não notificar seus sintomas e a doença está desrespeitando a legislação vigente e comete crime previsto no artigo 131 do Código Penal. O crime se tipifica porque a partir da não notificação o funcionário contaminado está contribuindo para a transmissão e pode ter pena de um a quatro anos de prisão e multa.
“Por sua vez, caso o Santander obrigue o trabalho de contaminados vai ser processado na justiça trabalhista. O Sindicato vai tomar as medidas jurídicas cabíveis contra gerentes e o banco que coagem funcionários, as verdadeiras vítimas sendo ameaçados com o desemprego”, diz Fabiano Couto, secretário de comunicação do Sindicato e funcionário do Santander.
>> Santander 5.0: bancários têm que trazer papel higiênico de casa
Fonte Imprensa e Comunicação SEEB Santos e Região
Postado por Comunicação SEEB Santos e Região em Notícias
Atualizado em: 29 de junho de 2020