Desumano
Santander convoca bancários doentes para exame de retorno
O banco espanhol Santander está ignorando problemas como atrasos nos agendamentos e realizações de perícias feitas pelo INSS; análise de documentos; e para a emissão do resultado das perícias. Por conta disso e outros problemas que o Comando Nacional dos Bancários reativou a mesa de saúde com a Fenaban. Veja como proceder
Devido à pandemia do coronavírus, o INSS está apresentando uma série de problemas que tem gerado muitos transtornos para os trabalhadores: atrasos nos agendamentos e realizações de perícias; análise de documentos; e para a emissão do resultado da perícia.
Alheio a esta realidade, o Santander está convocando trabalhadores afastados pelo INSS ou que estão aguardando perícia do órgão para exame de retorno.
Situação 1
Trabalhadores estão sendo convocados a passar no exame de retorno quando o atestado médico vence, antes da perícia do INSS. Por exemplo, se o trabalhador tem uma perícia agendada para o dia 30 de dezembro e o atestado médico é válido até o dia 20 de dezembro. Se, no exame de retorno, for considerado apto para o retorno ao trabalho pelo médico do banco, o trabalhador poderá aguardar a perícia do INSS trabalhando, conforme o decreto 8691/2016.
Para evitar este tipo de situação, o trabalhador precisa manter sempre atualizados os atestados médicos a fim de evitar o vencimento dos mesmos.
Situação 2
Quando há a cessação ou indeferimento do benefício do INSS, o banco convoca para o exame de retorno. Porém, o Santander não aceita atestados com datas anteriores ou com a mesma data do exame de retorno, apenas os com vigência após a data do exame de retorno no banco. Neste tipo de situação, o trabalhador tem de passar pelo exame de retorno quando há a cessação do benefício do INSS.
Para que o banco aceite um novo atestado médico, este terá de constar uma data a partir do dia seguinte do exame de retorno do banco.
Desrespeito ao ser humano
“Não é de hoje que o Santander insiste em desrespeitar e tratar de forma desumana seus funcionários, o banco ignora que há sérios problemas no INSS devido à pandemia. Há perícias que estão levando meses para serem feitas, e isso foge do controle do trabalhador que adoeceu na maioria das vezes por causa da intensa carga de trabalho imposta por demissões em massa injustificadas, consequente falta de pessoal e a pressão por metas”, reage Fabiano Couto, dirigente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e funcionário do Santander.
Denuncie ao Sindicato
Entre em contato com os diretores, pelo e-mail: santosbancarios@uol.com.br, ou pelo whatsapp do sindicato: (13) 99209.2964 ou ainda ligue para a secretaria para mais informações: (13) 3202.1670.
>> Agência do Santander fecha por falta de bancários em Santos/SP
Fonte SEEB de São Paulo com edição da comunicação do SEEB de Santos e Região
Postado por Gustavo Mesquita em Notícias
Atualizado em: 03 de dezembro de 2020