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Santander desrespeita circular interna e segue a cobrar metas dos caixas
Existe um ditado popular que diz “o papel aceita tudo”. E parece que para o Santander esta expressão é bastante válida. Embora o banco tenha expedido circular tratando sobre atividades dos caixas, onde afirma que os trabalhadores não podem ter metas, a realidade nas agências é bem diferente.
“Há uma cobrança dentro do banco para que os caixas vendam produtos, o que configura cumprimento de metas. Na prática, a pressão e assédio moral continuam acontecendo diariamente, independente da circular que proíbe que os caixas tenham metas”, afirmou Leo Ventura, diretor regional do Sindicato recém-liberado e funcionário do Santander.
Bancários tomando remédios tarja preta, sendo humilhados pessoalmente ou por áudio conferências, com cobranças excessivas e fora do horário de trabalho, por meio de redes sociais. Embora sejam cenários diferentes, quase sempre eles partem de um mesmo ponto: cobrança de metas que só aumentam e exploram ao máximo a classe trabalhadora.
Por isso o Sindicato dos Bancários de Santos e Região e a Intersindical – Central da Classe Trabalhadora batem firme no combate aos abusos praticados pelos bancos e na retirada de direitos. Para fortalecer as lutas, é preciso participar das ações e também denunciar irregularidades nas agências. As denúncias podem ser feitas por meio do site www.santosbancarios.com.br, da fanpage www.facebook.com/santosbancarios ou com os diretores do sindicato.
Veja a íntegra do documento, de julho de 2013, que segue em vigor:
Gerente Geral e Gerente de Atendimento,
As atividades do caixa devem ter como foco principal o atendimento eficiente ao cliente, sendo responsável pelas operações efetuadas nos Terminais de Caixa. Esses profissionais não podem estar sujeitos ao cumprimento de metas individuais da venda de produtos bancários. E a avaliação deve ser baseada pelo atendimento. Entretanto, a oferta e a venda de produtos bancários não são atividades vedadas aos caixas e quando ocorrerem deverão lhes proporcionar a remuneração correspondente. Os objetivos são alocados para a agência, e o Gerente de Atendimento deve fazer a gestão mediante as oportunidades de oferta e do incentivo às pessoas.
Fonte Imprensa SEEB Santos e Região
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