Assédio Moral
Santander: pressão e ameaças como rotina contra os bancários e bancárias
O Santander mostra que não se importa com a saúde dos funcionários. A direção do banco espanhol no Brasil, determinou que todos trabalhadores da rede obtenham a certificação CPA-20 até o fim deste ano. Ainda foram feitas ameaças veladas aos funcionários de lojas físicas ao impor o "desafio" de "triplicar o valor da venda por metro quadrado".
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Em um trecho do comunicado, distribuído via Now, lembrou que no ano passado foi exigido a barra mínima de CPA 10 para todos no varejo. Reforçou que em 2020 será pensada a qualificação mínima para todos nas áreas de apoio. "Instituímos a máxima 'ninguém fica para trás', para ajudarmos todos os irmãos e irmãs do Santander a chegarem lá, e não ficarem na cola da dispersão".
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O movimento sindical acredita que qualificação é importante, mas não deve ser usada como instrumento de assédio e demissões, como aconteceu com o CPA-10, em 2019. O resultado foi desastroso: muitos não conseguiram a certificação por desenvolver quadros graves de ansiedade e pânico no processo.
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A direção do banco ainda falou que com a Selic a 4,25% espera "mais vendas de consórcio", além de pressionar os empregados das lojas físicas com o resultado dos canais digitais.
Trechos das ameças proferiadas pelo comando do banco espanhol: "Quero ver as melhores lojas vendendo cartões, mas muito além do que já fazemos no canal digital, ou seja, vendendo mais de 100 mil cartões todos os meses. Não quero comprar a premissa de que o canal digital pode tudo – acredito no canal físico, mas me ajudem a manter essa crença".
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Fonte SEEB Bahia e SEEB SP
Postado por Fabiano Couto em Notícias