Portas ficam!
Santander tenta retirar porta giratória de agência em São Vicente
Em São Vicente existe a Lei nº 2603-A, de 2011, que trata do assunto e obriga a porta giratória e outros equipamentos de segurança. O banco não pode descumprir, a diretoria do Sindicato não aceita e vai à luta!
A diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região recebeu denúncias da retirada da porta giratória na agência do Santander/SV, em São Vicente/SP, litoral paulista. Há anos a diretoria do Sindicato trava esta luta contra a retirada das portas giratórias na Baixada Santista, em São Vicente não foi diferente. “Conseguimos barrar a retirada da lei, que existe no Município pela implantação de portas giratórias em agências bancárias”, adverte Fabiano Couto, secretário de Comunicação do Sindicato e bancário do Santander.
Segundo o apurado, a partir do dia 10 de setembro a agência entra em reforma para modificar a estrutura e pretende retirar a porta giratória, um equipamento de segurança que comprovadamente diminuiu assaltos aos bancos. Onde na década de 80 fazia muitas vítimas e mortes.
Os funcionários já estão sobrecarregados com o novo horário implantado pelo banco, que estende suas jornadas até às 19, em muitos casos. Agora, não podem ficar também expostos aos assaltos, risco de morte ou qualquer tipo de violência pela falta de segurança conforme o novo “Layout” do Santander, que visa o lucro!
“Já faz anos que o Santander vem tentando retirá-las, mas o Sindicato foi à luta e rechaçou. Vamos conversar com a diretoria de Relações Sindicais do banco e dizer que não aceitamos e vamos defender a segurança dos funcionários. Vamos à justiça, mobilizar a população, enfim a segurança é primordial”, avisa Couto.
Em 2012 vereadores tentaram aprovar projeto, Sindicato travou
Em março de 2012, a Câmara municipal de São Vicente tentou retirar as portas, mas o Sindicato se mobilizou e fez manifestações que culminaram na retirada do projeto e foi ratificado pelo Prefeito Tércio Garcia, com apoio do deputado federal Márcio França, na época, que as portas giratórias são essenciais à segurança da população e dos bancários.
Agências do Bradesco em SV são autuadas por retirada de portas giratórias
Em São Vicente existe a Lei nº 2603-A, que trata do assunto e o banco não pode descumprir, como você pode observar abaixo:
LEI Nº 2603-A.
DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DO CUMPRIMENTO DAS EXIGÊNCIAS LEGAIS PARA A EXPEDIÇÃO DE LICENÇA DE LOCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO PARA NOVAS AGÊNCIAS BANCÁRIAS NO MUNICÍPIO.
Projeto de Lei nº 59/11 de autoria do Vereador Gilberto Rampon
Proc. nº 22005/11
TÉRCIO GARCIA, Prefeito do Município de São Vicente, usando das atribuições que lhe são conferidas por Lei, faz saber que a Câmara Municipal decreta e ele sanciona e promulga a seguinte Lei:
Art. 1º A expedição da Licença de Localização e Funcionamento de novas agências bancárias fica condicionada à prévia instalação, em suas dependências, de equipamentos de segurança, acessibilidade e conforto previstos nas leis municipais vigentes.
Parágrafo Único - Os equipamentos a que se refere o caput deste artigo incluem porta giratória, detector de metais, painéis opacos nos caixas, câmeras de vigilância, cadeira de rodas, rampas de acesso, sanitários, bebedouros e elevadores, no caso de prédios com mais de um pavimento.
Art. 2º O Poder Executivo regulamentará a presente Lei no prazo de 60 (sessenta) dias, contados de sua publicação.
Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 4º Revogam-se as disposições em contrário.
São Vicente, Cidade Monumento da História Pátria, Cellula Mater da Nacionalidade, em 6 de maio de 2011.
TÉRCIO GARCIA
Prefeito Municipal
Fonte Comunicação do SEEB de Santos e Região
Postado por Gustavo Mesquita em Notícias
Atualizado em: 02 de setembro de 2022