Covid 19 Santander
Santos tem foco de Covid-19 entre funcionários do banco Santander
“Segundo o apurado, a gerente geral da unidade Santander Coliseu, na rua Brás Cubas, 114, ao lado do fórum de Santos/SP, trabalhou com sintomas da Covid-19 e problemas pulmonares, até esta terça-feira (28/4)”, relata Fabiano Couto, diretor do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e funcionário do Santander.
Este prédio na Brás Cubas também abriga duas agências (uma SELECT) com um total de 17 bancários, que dividem o mesmo espaço, como o edifício da Rui Barbosa, fechado por 15 dias.
Conforme o protocolo do Santander, as unidades só fecham quando o teste, que os laboratórios demoram vários dias para entregar o resultado, demonstra positivo. O local foi visitado, nesta quinta-feira (30/4), pelos diretores Fabiano e Márcio, assim que receberam as denúncias, colocando suas vidas em risco também. Na ocasião, entraram em contato com a superintendência de Relações Sindicais do banco, que pretende apurar.
Várias denúncias
De acordo com o secretário de comunicação do Sindicato, Fabiano Couto, mesmo depois de ter três agências fechadas, em Santos/SP, nesta semana, porque trabalhadores testaram positivo para o novo coronavírus, existem denúncias que o banco está realocando os bancários sem sintomas aparentes (o que não significa que estão sem o vírus) para outras unidades da Baixada Santista. “Apesar da negativa da superintendência de Relações sindicais”, enfatiza. Ou seja, pessoas que tiveram contato com colegas infectados estariam sendo obrigadas a ir trabalhar em outros locais junto com bancários e bancárias que não tiveram contato com os doentes.
“Espalhar o vírus é o que o Santander pode fazer por você hoje? Garantimos o fechamento de três agências em Santos, no Centro, Gonzaga e Ponta da Praia, porque em cada uma houve um caso confirmado. O banco alega que os demais trabalhadores das agências afetadas serão colocados em isolamento, mas as denúncias estão indicando que o banco espanhol prefere arriscar a saúde de funcionários e usuários. Isso é inadmissível e faz do banco um potencial disseminador da doença para toda a população. O Sindicato dos Bancários de Santos e Região irá acionar todas as medidas cabíveis contra esse absurdo”, avisa Fabiano Couto.
Agência fechada Centro, dia 24/4
Depois da pressão e da nota publicada pelo Sindicato dos Bancários de Santos e Região, na sexta-feira (24/4/20), sobre o caso confirmado da Covid-19, na unidade da Pça. Rui Barbosa, em Santos/SP, o Santander imediatamente fechou e desinfectou o prédio onde funcionavam duas agências e abrigava mais de 30 bancários que utilizavam o mesmo espaço, copa e banheiro.
Agência fechada Select Gonzaga, dia 28/4
A funcionária trabalhou até dia 23 de abril na agência “SELECT” da Av. Galeão Carvalhal, 45, Gonzaga, em Santos/SP, até ser isolada quando foi confirmado que seu marido, também funcionário do Santander da Pça. Rui Barbosa, havia contraído o novo coronavírus (Covid-19).
“No dia 28/4, houve a confirmação positiva para a doença no resultado dela e imediatamente entramos em contato com a superintendência de Relações Sindicais para exigir o fechamento da agência no Gonzaga, a sua desinfecção e o isolamento dos funcionários, porque todos tiveram contato diário com ela”, reage Fabiano Couto, diretor do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e funcionário do banco.
De acordo com Fabiano Couto, apesar de já haver uma ordem para que todos os bancários da agência “SELECT” Gonzaga irem trabalhar em casa, há uma denúncia de que o gestor estaria convocando funcionários que foram para “home office”, anteriormente, de outras agências, “a trabalharem clandestinamente dentro do prédio, que possivelmente deve estar infectado pelo vírus e deve, no meu entender, ficar isolado por uma semana pelo menos”.
Agência fechada Ponta da Praia, dia 29/4
A partir desta quarta-feira, 29, a agência Ponta da Praia do Santander, em Santos, estará fechada por causa do novo Coronavírus (Covid-19). Um bancário lotado na unidade, que fica na Avenida Afonso Pena, 642, testou positivo para a doença. O resultado foi divulgado no final da tarde desta terça, 28/4, mas o homem trabalhou na agência até dia 24/4.
“O dirigente sindical Leo Ventura é lotado naquela agência e, assim que soube do resultado do exame do colega, deu as primeiras orientações aos gestores para garantir tanto o fechamento da unidade quanto a quarentena dos demais trabalhadores e trabalhadoras. Amanhã (quarta, 29) o banco já não abrirá e vamos acompanhar a situação dos funcionários e desinfecção do local. O banco, além do dever, tem plenas condições de dar todo o suporte para os bancários e bancárias. Dinheiro não falta”, contou o secretário de imprensa e comunicação do Sindicato dos Bancários de Santos e Região, Fabiano Couto.
Fonte Comunicação do SEEB de Santos e Região
Postado por Gustavo Mesquita em Notícias
Atualizado em: 01 de maio de 2020