#SeLiga
Saúde Ocupacional: Dicas de ergonomia e prevenção à LER/DORT
A ergonomia é a ciência relacionada à interação dos seres humanos e outros elementos de um determinado sistema, elaborando e aplicando teorias, princípios, dados e métodos a fim de facilitar e estimular o bem-estar humano dentro deste sistema. Ou seja, a ergonomia visa apresentar as melhores formas de o homem interagir com um ambiente, garantindo o seu conforto e, principalmente, sua saúde.
No dia a dia do bancário, o banco é considerado este sistema. Trata-se do seu ambiente de trabalho e, sendo assim, qual a forma mais saudável e confortável de interagir com os elementos dentro deste ambiente? O Sindicato reuniu uma série de dicas e alertas para facilitar o cotidiano da categoria e garantir a qualidade de vida.
Dicas de postura:
Olhos confortáveis: Mantenha uma distância de 45 até 70 cm do seu monitor. Atente-se também para a altura deste monitor. A tela deve estar alinhada a sua linha de visão.
Punho neutro: Uma valiosa dica para evitar LER - DORT é manter a altura do teclado rente aos cotovelos, permanecendo com os punhos neutros para digitação.
Pés apoiados: É importante o apoio constante aos pés seja no chão ou apoios específicos. Isto relaxa a musculatura e garante a circulação sanguínea plena nos membros inferiores.
Costas descansadas: As cadeiras devem possuir um encosto de tamanho médio que garanta conforto e apoio para a coluna. Vale ressaltar que é recomendado cadeiras sem apoio para os braços que, por sua vez, devem estar apoiados à mesa garantindo a postura correta.
LER e DORT
A LER, Lesão por Esforço Repetitivo, é um termo designado a um conjunto de enfermidades que atingem diretamente os músculos, nervos e tendões, provocando irritações e inflamações. A má postura, estresses e pressões psicológicas contribuem para a aparição da LER. Estas mesmas regiões e causas são características também da DORT, Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. A Tendinite é a doença relacionada a LER ou DORT mais comum. No Brasil, a LER e DORT são consideradas doenças ocupacionais e, portanto, equivalente a um "acidente do trabalho" e, como tal, sua ocorrência deve ser reportada aos órgãos competentes.
Tudo começa com uma dor crônica sem explicações claras através dos exames. Então, o médico busca dados por meio da história clínica do paciente, levando em consideração suas atividades no trabalho. Feito isso, analisa com os resultados dos exames complementares como radiografias, ecografias, eletroneuromiografia, ressonância magnética, condições reumáticas e exames laboratoriais.
Após o diagnóstico, inicia-se o tratamento. Além de algumas mudanças de hábito, sobretudo no trabalho, o tratamento é demorado e depende da cooperação do paciente. Acompanhe:
Medidas ergonômicas - Melhorias do espaço físico do trabalho que não induzem ao desenvolvimento ou piora do quadro da LER - DORT. Como cadeiras novas, apoio para pés entre outros. Confira as dicas de ergonomia nesta mesma seção.
Exercícios físicos - Sejam exercícios aeróbicos, ou até mesmo alongamento, a atividade física regular traz inúmeros benefícios.
Fisioterapia - Empregada na redução da dor e na recuperação da função e dos movimentos do membro afetado pela LER - DORT.
Medicamentos - Antiinflamatórios, antidepressivos, corticóides e/ou analgésicos são utilizados para tratamento e alívio da dor aguda e crônica da LER - DORT. Usados somente por recomendação médica.
Intervenção cirúrgica - Indicada para casos associados à má formação e deformidades osteomusculares irreversíveis ao tratamento medicamentoso.
Para evitar lesões, atente-se:
A cada 25 minutos de trabalho de digitação faça uma parada de 5 minutos;
A cada 60 minutos de digitação, saia de sua cadeira e movimente-se;
Beba água regularmente ao longo do dia;
Tenha postura adequada: ombros relaxados, pulsos retos e coluna ereta em relação ao encosto da cadeira;
Mantenha as plantas dos pés totalmente apoiadas no chão;
Mantenha um angulo reto entre suas costas e o assento de sua cadeira;
Fique de olho
LER e DORT estão diretamente relacionados ao seu ambiente e condições de trabalho. Muitos bancos podem tentar fugir da responsabilidade minimizando o problema. Conheça seus direitos. O Sindicato dos Bancários de Santos e Região está à sua disposição. Curta nossa fanpage no Facebook ou tire suas dúvidas pelo Fale Conosco.
Leia Mais: Saiba como denunciar abusos para o Sindicato dos Bancários
Fonte bancariosbh.org.br
Postado por Fabiano Couto em Notícias