TST manda BB trocar terceirizados por concursados

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou que o Banco do Brasil nomeie, em São José dos Pinhais, os candidatos aprovados em concurso público realizado em 2003 para o cargo de escriturário que obtiveram classificação correspondente ao número total de vagas ocupadas  por empregados terceirizados.

O TST acatou recurso do Ministério Público do Trabalho contra decisão do Tribunal Regional do Trabalho, ambos da da 9ª Região (PR), a qual, mesmo reconhecendo o trabalho executado por terceirizados como atividade-fim, ou seja, atribuições típicas de bancário, não entendeu como obrigatória a nomeação por parte da direção do banco dos candidatos no aguardo. Para o Ministério Público do Trabalho a decisão contrariou o artigo 37, caput e inciso II, da Constituição da República, que exige aprovação prévia em concurso público.

O TST concluiu que a omissão do banco em não contratar os aprovados resultou em ofensa não só ao princípio do certame público, como também ao da moralidade, tratado pelo artigo 37, caput da Constituição, e ao qual a Administração Pública deve se sujeitar.

Fonte fetec
Postado por Fabiano Couto em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: (13) 3202 1670

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!