Campanha Salarial 2013

União e endurecimento arrancam elevação do índice para os bancários

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
União e endurecimento arrancam elevação do índice para os bancários

A Fenaban apresentou ao Comando Nacional dos Bancários, dia 11, uma nova proposta aumentando para 8,0% de reajuste sobre os salários e as verbas, para 8,5% sobre o piso salarial e 10% sobre o valor fixo da regra básica e sobre o teto da parcela adicional da PLR (Participação nos Lucros e Resultados). A proposta também eleva de 2% para 2,2% o lucro líquido a ser distribuído linearmente na parcela adicional da PLR.

Após a negociação com a Fenaban, o Comando Nacional se reuniu separadamente com os negociadores do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal para receber as propostas das reivindicações específicas dos bancários dos bancos estatais.

Diante da dura resistência do Comando, os bancos recuaram da proposição inicial de compensar todos os dias de greve em 180 dias. Evoluíram para a proposta do ano passado, de compensação de duas horas diárias até o dia 15 de dezembro. Finalmente aceitaram compensar no máximo uma hora extra diária, de segunda a sexta-feira, até 15 de dezembro.

A nova proposta da Fenaban, apresentada após o 22º dia da greve, que fechou 12.140 agências, inclui ainda três novas cláusulas: proibição de os bancos enviarem SMS aos bancários cobrando resultados, abono-assiduidade de um dia por ano e adesão ao programa de vale-cultura do governo, no valor de R$ 50,00 por mês. 

“O Endurecimento da categoria, organizada pelo movimento sindical bancário e a união de todas as correntes políticos sindicais fez os banqueiros recuarem na decisão de apenas oferecer a inflação e cobrar todas as horas extras dos grevistas. É claro que a proposta é insuficiente, porém houve avanços porque os banqueiros bateram o pé nos 6,1% e nada a mais. Foram precisos 23 dias de greve, a segunda maior que todos os bancários (bancos privados e estatais) unificados realizaram na história, para arrancarmos alguma coisa a mais. Agora vamos esperar a aprovação ou não nas assembleias porque a categoria é soberana”, afirma Ricardo Saraiva Big, Presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e da Coordenação Nacional da Intersindical.

Serão realizadas três assembleias para aprovação ou não da nova proposta da Fenaban e as específicas da Caixa e Banco do Brasil. As assembleias serão realizadas a partir das 19h, na Av. Washington Luiz, 140, em Santos, nesta sexta-feira, dia 11/10/2013.

 

Elaboração das tabelas: SEEB/SP com DIEESE.

 

Fonte Imprensa SEEB Santos e Região com informações da Contraf
Postado por Gustavo Mesquita em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: (13) 3202 1670

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!