Campanha Salarial 2013
21º dia: bancários endurecem com mais paralisações no País
Os bancários endureceram e chegam ao 21º dia de greve, nesta quarta-feira, 09/10/2013. Já são aproximadamente 12 mil agências paralisadas em todo o país. O maior número da história em paralisações das greves bancárias.
” Em Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande e Cubatão a diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região fechou 90% das unidades. Em Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe e Bertioga foram 70%. Dos 4.500 bancários destas cidades cerca de 3.600 estão de braços cruzados. Dos 270 pontos de atendimento bancário aproximadamente 210 estão com as portas fechadas”, contabiliza Ricardo Saraiva Big, Presidente do Sindicato.
Conforme Eneida Koury, Secretaria Geral do Sindicato de Santos e Região: tudo porque os banqueiros provocam e oferecem uma segunda proposta indecente de 7,1% e nenhum avanço para questões consideradas prioritárias pelos bancários, como o fim das metas e melhoria nas condições de trabalho.
“Isto só pode ser brincadeira de quem é frio e calculista. O lucro dos bancos no último semestre foi de 30 bilhões e cresceu, conforme o Dieese, nos últimos sete anos 120%, isso representa alta de 55% acima da inflação. A proposta dos banqueiros eram míseros 0,7% acima da inflação”, indigna-se Big.
Ainda de acordo com Big, os empregados de bares, restaurantes e similares de Santos receberam 10% de aumento; os trabalhadores da construção civil e imobiliários da região conseguiram 8,9%, os funcionários de prédios e condomínios tiveram 9,6%, importante salientar que sem greve.
Já os patrões que mais ganham no Brasil e no mundo, os banqueiros nos empurram para a greve prejudicando a população e não chegam nem perto dos seus colegas, que têm lucros muito inferiores.
Fonte Imprensa SEEB Santos e Região
Postado por Gustavo Mesquita em Notícias