Atenção Bancários da CAIXA: Sem registro no SIPON, os empregados perdem na compensação de horas extras

Os dias não trabalhados por conta do movimento grevista já foram compensados até o dia 16 de dezembro de 2010. Neste período, que teve início a partir da assinatura do Acordo Específico, para os bancários da Caixa que fizeram mais de 2 horas extras diárias, metade da hora trabalhada deveria ser paga com o adicional de 50%, e a outra metade seria compensada na mesma proporção das horas trabalhadas. 

Segundo o acordo, os bancários só podem repor duas horas diárias para compensar os dias não trabalhados durante a greve, e essas duas horas não serão consideradas horas extras para fins de remuneração. Entretanto, se a jornada diária de trabalho dos empregados da CEF teve que ser prorrogada além das 2 horas de compensação da greve, a partir da terceira hora vale a regra estabelecida pelo Sistema de Ponto Eletrônico da Caixa (SIPON). 

Então, se o bancário trabalhou duas horas sem registro no SIPON, deve-se observar o seguinte: na primeira hora que deveria ser paga, se houvesse registro, o sistema automaticamente transformaria esta hora em 1h 30minutos. Como o empregado não registrou, é preciso negociar com a gerência esta meia hora de compensação. Já para a segunda hora deve ser compensada uma hora. No total, o bancário deve ter 2 horas e 30 minutos de compensação. Caso contrário, ele estará perdendo meia hora a cada duas horas trabalhadas. 

O Sindicato orienta os trabalhadores que fizeram e fazem excesso de horas extras para registrar formalmente o tempo trabalhado. Caso contrário, haverá perdas para o empregado e o Sindicato não terá como defendê-lo. Portanto, os empregados que só fizeram o registro informal têm direito ao adicional de 50% na compensação das horas extraordinárias que deveriam ser pagas. 

Fonte S
Postado por em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: (13) 3202 1670

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!