Justiça

Banco condenado a pagar R$ 10 mil à idosa que foi negativada injustamente

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
Banco condenado a pagar R$ 10 mil à idosa que foi negativada injustamente

A consumidora apresentou vários prints de SMS enviados pela instituição financeira, sobre dívida que já havia sido paga

O 3º Juizado Especial Cível da Comarca de Rio Branco (AC) responsabilizou o Itaú por realizar restrição indevida. O demandado apontou o nome de sua cliente junto a órgão de restrição ao crédito por dívida que já havia sido paga, por isso foi condenado a indenizar a idosa em R$ 10 mil, pelos danos morais.

 

O Juízo confirmou a inexistência do débito questionado e ratificou que a condenação tem caráter pedagógico, para que a instituição ofensora evite outras práticas desse porte.

 

Entenda o caso

Segundo os autos, a reclamante foi negativada em 2019, por uma dívida referente a um empréstimo contratado em 2013. As cobranças foram efetuadas por diferentes canais de comunicação, assim a requerente apresentou as mensagens que atestam a conduta inadequada.

 

A consumidora comprovou ainda que todas as parcelas foram devidamente descontadas de sua aposentadoria, por isso, estava com os débitos quitados, sendo injustificável o cadastro de seu nome junto às entidades de proteção ao crédito. Ela registrou que essa situação lhe impediu de comprar um imóvel.

 

Ao analisar o mérito, o juiz de Direito Giordane Dourado assinalou a ocorrência de abalo à imagem e honra objetiva da idosa. Deste modo, solucionou o litígio com base nos preceitos do Código de Defesa do Consumidor. Da decisão cabe recurso.

Fonte TJAC
Postado por Comunicação SEEB Santos e Região em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: (13) 3202 1670

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!