Bradesco trava negociação sobre plano de saúde e assistência odontológica

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Bradesco trava negociação sobre plano de saúde e assistência odontológica

Representantes dos trabalhadores retomaram nesta quarta-feira (27) o processo de negociação permanente com o Bradesco, discutindo os temas Saúde Bradesco e assistência odontológica. O banco, contudo, não apresentou respostas positivas às reivindicações da categoria. O Bradesco apenas afirmou estar estruturando uma proposta para apresentar na próxima reunião de negociação, que deve acontecer na primeira semana de julho. 

Os bancários cobram a adequação do Saúde Bradesco à Resolução Normativa (RN) 254 da Agência Nacional de Saúde (ANS), que dispõe sobre a adaptação e migração de contratos celebrados até 1° de janeiro de 1999. De acordo com a normativa, os planos devem se adequar por meio de um aditivo, a partir do qual ficam obrigados a cumprir todos os procedimentos médicos definidos pela ANS. Aqueles que não fizerem isso até o próximo dia 4 de agosto poderão continuar a existir, mas estarão impedidos de aceitar novos associados. 

Criada em 1989, a apólice de saúde do Bradesco está defasada no atendimento de serviços psicológico, psiquiátrico e fonoaudiólogo. Caso o Bradesco não se comprometa a fazer adaptação ou migração para as novas normas, ele terá que abrir uma nova apólice para receber novos trabalhadores, o que acabará gerando diferenciação de atendimento entre antigos e novos funcionários. 

Os bancários cobram também a substituição do formato seguro saúde para um plano de saúde, a fim de garantir que os funcionários mantenham o benefício na aposentadoria.  Com o seguro nós só pagamos os procedimentos que utilizamos, mas após 10 anos perdemos o direito ao benefício e temos que recorrer a planos privados, de custo muito alto. A situação é pior após a aposentadoria, os bancários perdem o auxílio depois que se aposentam, não tendo a opção de assumir o pagamento integral do seguro saúde. 

A reunião também discutiu a inclusão de pais e mães no plano de saúde, mas o banco não se dispôs a negociar nenhuma das pautas. 

Diante da dificuldade de diálogo como banco, os bancários organizam um calendário de mobilização nacional para pressionar o Bradesco e conquistar avanços nas negociações. Os bancários do Bradesco esperam um postura de respeito do banco e de reconhecimento do empenho dos funcionários. O Bradesco tem deixado a desejar não só na área de saúde, mas em vários pontos referentes a direitos já adquiridos pela categoria. 

Fonte SEEB Espírito Santo
Postado por Fabiano Couto em Notícias

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