Brasileiros consomem um terço de alimentos contaminados por agrotóxicos

Líder mundial no consumo de agrotóxicos, o Brasil tem um terço dos alimentos servidos para sua população contaminados por venenos agrícolas. É como se cada brasileiro ingerisse 4,5 litros de agrotóxicos por ano. Os dados fazem parte do dossiê da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).
Líder mundial no consumo de agrotóxicos, o Brasil tem um terço dos alimentos servidos para sua população contaminados por venenos agrícolas. A soja possui o maior uso de agrotóxicos, 40% do total. Seguida pelo milho com 15%, cana-de-açúcar e algodão com 10% e cítricos com 7%. Por fim, estão o café, trigo e arroz, cada um com 3% de uso de agrotóxicos. Em cada hectare de lavoura é aplicado 12 litros de produtos, como se cada brasileiro ingerisse 4,5 litros de agrotóxicos por ano.

Enquanto o mercado mundial de agrotóxicos cresceu 93% nos últimos dez anos, o brasileiro aumentou 190%. Só em 2010, o país movimentou cerca de US$ 7,3 bilhões – aproximadamente R$ 13,8 bilhões.

Os dados fazem parte do dossiê da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), lançado no Congresso Mundial de Alimentação e Nutrição em Saúde Pública, na última semana, no Rio de Janeiro. O objetivo do documento é alertar a população e o Estado brasileiro sobre o uso descontrolado de agrotóxicos e seus impactos sobre a saúde humana e o meio ambiente.

O dossiê reúne dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Uma segunda parte do documento será lançada na Rio +20 - Cúpula dos Povos, em junho deste ano.

Fonte Radioagência NP
Postado por Fabiano Couto em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: (13) 3202 1670

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!